“Cor é o lugar onde o nosso cérebro e o universo se encontram.” - Paul Klee
É difícil pensar em um mundo sem cor. As cores desenvolvem um papel fundamental na existência da espécie humana, desde seus primórdios: Determinamos a qualidade da nossa comida através da cor, a severidade de um hematoma, e até mesmo o passar das horas. Através da história, a humanidade atribuiu uma série de sentidos e significados a um fenômeno da física, mas será que esses significados sempre foram os mesmos? Este curso, recomendado para artistas, professores, alunos e curiosos, procura desvendar os aspectos culturais e materiais das cores e pigmentos.
Aula 1 | Introdução: O primeiro encontro vai abordar as principais questões relacionadas às cores: O que é cor? De onde vem as cores? Qual a relação entre a materialidade dos pigmentos e o valor simbólico das cores?
Aula 2 | Preto e Branco: Exploramos duas das cores mais antigas conhecidas pelo homem. De pedaços de carvão e rabiscos de cinzas nas cavernas neolíticas, o preto e o branco revelam questões sobrenaturais, e mais tarde, da moral e os bons costumes.
Aula 3 | Vermelho: Surgindo também nos primórdios da humanidade, o vermelho representa o luxo, o poder e a força, a violência, o sangue. O vermelho atravessa os significados de virilidade masculina e, ao mesmo tempo, o sex appeal feminino.
Aula 4 | Amarelo: Pigmentos amarelos eram obtidos pelas formas mais curiosas, entre minerais bastante tóxicos e até a urina de vacas, mas para qual finalidade? Do sol ao ouro, o amarelo sempre foi uma cor fundamental na cultura humana.
Aula 5 | Verde: A cor das plantas, que associamos de maneira geral à natureza, também traz leituras que variam entre extremos; da doença e da cura, do paraíso religioso e do “monstro dos olhos verdes” de Shakespeare.
Aula 6 | Azul: Como conceito, a cor foi fonte de grande inquietação para os estudiosos, afinal, a humanidade demorou para definir o que é o azul. A partir de pigmentos mais valiosos do que ouro, o azul transforma a história e a arte.
Sobre a professora: Juliana Perondini Brandão é conservadora, restauradora e perita em pinturas de cavalete e professora de história da arte. É mestre em Technical Art History pela Universidade de Glasgow, e é formada em Conservação e Restauro na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atuou como conservadora no Palácio dos Bandeirantes, na Pinacoteca de São Paulo e na Burrell Collection (Escócia). Dedica-se aos estudos da história, arte e arqueometria.