Este curso propõe uma análise interdisciplinar do cinema sob a ótica da psicanálise, explorando como as narrativas cinematográficas articulam questões centrais sobre o desejo, o medo e a estruturação do sujeito. A partir de uma seleção de filmes, serão investigados os vínculos entre o horror, a fantasia e os aspectos mais profundos da psique humana, com especial atenção às dinâmicas familiares e à representação da sexualidade.
Aula 1 | Incesto e a fantasia da completude pelo amor
Análise das relações familiares e amorosas por meio dos filmes “Drácula de Bram Stoker” (1992), de Francis Ford Coppola; “A colina escarlate” (2015), de Guillermo del Toro; e “Halloween – A noite do terror” (1978), de John Carpenter.
Aula 2 | O pior inimigo está em casa
Análise das fobias e do estranho por meio dos filmes “O iluminado” (1980), de Stanley Kubrick; “O bebê de Rosemary” (1968), de Roman Polanski; e “O Babadook” (2014), de Jennifer Kent.
Aula 3 | A sexualidade feminina é o maior dos demônios
Análise do desejo feminino por meio dos filmes “O exorcista” (1973), de William Friedkin; “A bruxa” (2015), de Robert Eggers; e “Carrie, a estranha” (1976), de Brian De Palma.
Sobre a professora: Silvia Marques é psicanalista, professora, bacharel em cinema e doutora em comunicação e semiótica. Seu trabalho se destaca pela articulação entre o cinema e diversas áreas do saber, com ênfase na psicanálise, proporcionando leituras aprofundadas das narrativas cinematográficas e de seus impactos no imaginário coletivo.