O curso propõe uma imersão profunda no universo do design de figurinos cinematográficos, com foco na obra-prima de Francis Ford Coppola, "Drácula de Bram Stoker". Por meio da análise detalhada dos figurinos criados pela renomada designer japonesa Eiko Ishioka, o participante explorará a interseção entre moda, história e cinema. Serão desvendados os segredos por trás da criação de cada traje, compreendendo as referências culturais, os símbolos e as técnicas utilizadas para transformar personagens em ícones cinematográficos.
Aula 1 | Eiko Ishioka
Apresentação da trajetória e do estilo único de Eiko Ishioka.
A filosofia da designer: a roupa como elemento narrativo e artístico.
Análise de suas influências: cultura japonesa, arte ocidental e movimentos artísticos.
A importância da pesquisa e da experimentação em seu processo criativo.
Aula 2 |A colaboração com Francis Ford Coppola
A visão de Coppola para o filme: um olhar sobre o gótico e o simbolismo.
Diretor e designer: como a colaboração entre Coppola e Ishioka moldou um universo visual.
A construção da atmosfera gótica por meio dos figurinos.
A utilização de cores, texturas e materiais para criar uma experiência sensorial única.
Aula 3 | Desvendando os segredos dos figurinos
Drácula: A evolução do personagem por meio dos figurinos.
Mina Harker: A dualidade da personagem e a simbologia das cores.
Lucy Westenra: A representação da sensualidade, do horror e do sobrenatural.
Outros personagens: Análise de figurinos secundários e seu papel na narrativa.
Aula 4 |O legado de Eiko Ishioka e o futuro do design de figurinos
O impacto de "Drácula de Bram Stoker" na carreira de Ishioka.
A influência de seu trabalho em outros filmes e designers.
A importância do design de figurinos na construção de narrativas cinematográficas.
Tendências atuais nas representações contemporâneas do vampiro no cinema e o legado de Ishioka.
SOBRE O PROFESSOR: BETO CAVALCANTE é um historiador da arte e designer gráfico, graduado pela Universidade Paulista e Universidade Federal de São Paulo, e mestrando em História da Arte. Sua pesquisa sobre a estética dos vampiros no cinema lhe rendeu dois prêmios internacionais no Congresso Internacional de Drácula, na Romênia: o Prêmio de Pesquisa Original e o Prêmio de Melhor Pesquisa, abordando o figurino de Drácula e o imaginário da antropofagia de entidades vampíricas indígenas.