Por considerar a produção de uma exposição uma tarefa muitas vezes invisível para a maioria das pessoas, o curso busca evidenciar os processos presentes nos bastidores de uma mostra de arte ao tratar da complexidade desse trabalho. Com isso, apresentar a produção de exposição para quem não atua nessa área abre uma possibilidade também de campo de atuação. E para quem já atua, direta ou indiretamente, mostra uma oportunidade de compartilhar informações e modos de fazer que venham a somar às suas referências. Tendo em vista que as reflexões sobre esse assunto são relativamente novas e que começam a ser percebidas de forma mais enfática no final do século 20, o curso compartilha experiências da área de produção, a fim de expandir o olhar e as discussões acerca desse campo por meio de uma sequência de ações apresentadas de maneira cronológica.
Aula 01 | Apresentação do curso e introdução aos conceitos básicos da produção cultural e da produção de exposição. Indicação de bibliografia e apontamentos sobre produção cultural, espaços culturais e tipos de exposições. Breve linha do tempo da expografia. O papel e as áreas de atuação da pessoa produtora de exposição. Apresentação das etapas de trabalho: pré-produção, produção e pós-produção.
Aula 02 | O trabalho com os elementos presentes no planejamento de uma exposição no momento da pré-produção. Apontamentos sobre leis de incentivos, editais públicos e privados e captação de recursos. Elaboração de cronogramas, planilha de custos e listas de obras. Documentos para empréstimo, seguro e transporte de obras. Contratos, licenças e demais autorizações.
Aula 03 | Dando continuidade aos elementos presentes na etapa de pré-produção, como concepção dos projetos expográfico, luminotécnico e gráfico. Compra de passagens, hospedagem e pagamento de perdiem. Contato com assessoria de imprensa. Setor educativo e suas funções em uma mostra.
Aula 04 | O trabalho com os elementos presentes na execução da exposição, na etapa de produção. Execução do projeto expográfico e demais adequações do espaço. Transporte e laudo das obras. Montagem das obras. Instalação de equipamentos audiovisuais e de seus conteúdos. Execução do projeto luminotécnico.
Aula 05 | Dando continuidade aos elementos presentes na etapa de produção. Comunicação visual da exposição. Impressão dos materiais gráficos. Limpeza do espaço e treinamento da equipe de segurança. Registro fotográfico das obras e da mostra. Abertura e manutenção da exposição.
Aula 06 | O trabalho na etapa de pós-produção, a última fase de uma exposição. Desmontagem da exposição. Laudos e devoluções das obras. Apontamentos sobre prestação de contas e relatórios finais.
Aula 07 | Dúvidas e orientações finais.
Sobre a professora: Daniele Carvalho é artista visual e produtora cultural, mulher, negra, atua há vinte anos na área da cultura e desde 2010 em produção de exposições. Cursou Gestão Cultural pelo Centro de Pesquisa e Formação do SESC SP, pós-graduação em Fundamentos da Cultura e das Artes pelo Instituto de Artes da UNESP e bacharelado em Artes Plásticas pela mesma universidade. Trabalhou como educadora na Fundação Bienal, Centro Cultural Banco do Brasil e Pinacoteca do Estado; como produtora esteve na equipe das empresas Madaiart, Magnetoscópio e Arte3. Por quatro anos fez parte do setor de Curadoria e Produção do Museu de Arte Moderna de São Paulo. É fundadora da canaes, produtora cultural voltada à produção de exposições e projetos de arte que, por meio de práticas horizontais de gestão e ações em rede, desenvolve trabalhos compartilhados com artistas, curadores, educadores, coletivos, ongs, museus, galerias e demais agentes e equipamentos de cultura.