Por considerar a produção de uma exposição uma tarefa muitas vezes invisível para a maioria das pessoas, o curso busca evidenciar os processos presentes nos bastidores de uma mostra de arte, ao tratar da complexidade desse trabalho. Com isso, apresentar a produção de exposição para quem não atua nessa área abre uma possibilidade também de campo de atuação. E para quem já atua, direta ou indiretamente, mostra uma oportunidade de compartilhar informações e modos de fazer que venham a somar às suas referências. Tendo em vista que as reflexões sobre esse assunto são relativamente novas e que começam a ser percebidas de forma mais enfática no final do século XX, o curso compartilha experiências da área de produção, a fim de expandir o olhar e as discussões acerca desse campo por meio de uma sequência de ações apresentadas de maneira cronológica.
Aula 1 | Apresentação do curso e introdução aos conceitos básicos da produção cultural e da produção de exposição. Indicação de bibliografia e apontamentos sobre produção cultural, espaços culturais e tipos de exposições. Breve linha do tempo da expografia. O papel e as áreas de atuação da pessoa produtora de exposição. Apresentação das etapas de trabalho: pré-produção, produção e pós-produção.
Aula 2 | O trabalho com os elementos presentes no planejamento de uma exposição, no momento da pré-produção. Apontamentos sobre leis de incentivos, editais públicos e privados e captação de recursos. Elaboração de cronogramas, planilha de custos e listas de obras. Documentos para empréstimo, seguro e transporte de obras. Contratos, licenças e demais autorizações.
Aula 3 | Continuidade aos elementos presentes na etapa de pré-produção, concepção dos projetos expográfico, luminotécnico e gráfico. Compra de passagens, hospedagem e pagamento de perdiem. Contato com assessoria de imprensa. Setor educativo e suas funções em uma mostra.
Aula 4 | Os elementos presentes na execução da exposição, etapa de produção. Execução do projeto expográfico e demais adequações do espaço. Transporte e laudo das obras. Montagem das obras. Instalação de equipamentos audiovisuais e de seus conteúdos. Execução do projeto luminotécnico.
Aula 5 | Continuidade aos elementos presentes na etapa de produção. Comunicação visual da exposição. Impressão dos materiais gráficos. Limpeza do espaço e treinamento da equipe de segurança. Registro fotográfico das obras e da mostra. Abertura e manutenção da exposição.
Aula 6 | A pós-produção, a última fase de uma exposição. Desmontagem da exposição. Laudos e devoluções das obras. Apontamentos sobre prestação de contas e relatórios finais.
Sobre a professora: Daniele Carvalho atua há 20 anos na área da cultura e, desde 2010, em produção de exposições. Cursou Gestão Cultural pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP, pós-graduação em Fundamentos da Cultura e das Artes pelo Instituto de Artes da Unesp e bacharelado em Artes Plásticas pela mesma universidade. Trabalhou como educadora na Fundação Bienal, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e na Pinacoteca do Estado. Como produtora, esteve na equipe das empresas Madaiart, Magnetoscópio e Arte3. Por quatro anos, fez parte do setor de Curadoria e Produção do MAM São Paulo. É fundadora da canaes, produtora cultural voltada à produção de exposições e projetos de arte, que por meio de práticas horizontais de gestão e ações em rede, desenvolve trabalhos compartilhados com artistas, curadores, educadores, museus e demais agentes e equipamentos de cultura.