Por meio de seis filmes argentinos, o curso irá discutir questões referentes a uma cultura marcada por fortes questionamentos, senso crítico feroz, capacidade para apresentar-se de forma imperfeita. Temas como vingança, Estado corrupto e ineficaz, famílias desestruturadas e opressoras, são apresentadas de forma marcante e necessária para reflexões importantes.
Aula 1 | Relatos selvagens
Por meio do filme Relatos selvagens (Damián Szifron/2014) serão analisados temas como: Estado corrupto, criminosos no poder e a hipocrisia da vida cotidiana.
Aula 2 | A História oficial e O segredo dos seus olhos
Por meio dos filmes A História oficial (Luis Puenzo/1985) e O segredo dos seus olhos (Juan José Campanella/2009) serão analisadas as questões da ditadura militar e da vingança.
Aula 3 | Neve negra e Os sonâmbulos
Nesta aula, por meio dos filmes Neve negra (Martín Hodara/2017) e Os sonâmbulos (Paula Hernández/2019) será analisada a família como palco de crimes sexuais e violência.
Aula 4 | Elena sabe
Através do filme Elena sabe (Anahí Berneri/2023) serão analisadas as questões do suicídio e das mães narcisistas.
Sobre a professora: Silvia Marques é psicanalista e professora, Doutora em Comunicação e Semiótica, bacharel em Cinema. Estabelece o diálogo entre o cinema com diversas áreas do saber, principalmente a Psicanálise.