Este curso visa estimular os interessados a criarem suas publicações independentes. Será apresentado as diferentes etapas do processo de edição, entender a anatomia de um livro impresso, as possibilidades de impressão e acabamentos para uma edição independente e os caminhos de circulação. O curso traz um plano de voo com uma lista de etapas e tarefas para ajudar a visualizar as dificuldades do seu projeto de publicação e encontrar as próprias rotas.
Aula 01 | com João Varella e Cecilia Arbolave
- O que é uma publicação
- Gêneros e suas especificidades
- Pontos de partida para a criação de um livro
- Etapas do processo de edição
- Figuras e funções
Aula 02 | com João Varella
- Ferramentas para uma auto-edição
- Gestão do processo de edição
- Burocracias: ISBN, Ficha, Depósito legal
- Metadados
Aula 03 | com Cecilia Arbolave
- Como um livro é feito?
- Principais conceitos de produção gráfica
- Papéis, tipos de impressão e acabamento
Aula 04 | com João Varella
- Paratextos
- Divulgação
- Circulação
- Destino: o livro pronto
Sobre a professora:
Cecilia Arbolave - Jornalista argentina, formada na Universidad Austral de Buenos Aires e pós-graduada pelaAcademia Brasileira de Jornalismo Literário (SP). Mora em São Paulo desde 2008. É sócia na editora Lote 42 e co-fundadora dos espaços de publicações independentes Banca Tatuí e Sala Tatuí. Vencedora do prêmio Jovens Talentos da Indústria do Livro (2018), foi jurada do Prêmio Jabuti na categoria Histórias em Quadrinhos em 2017 e na categoria Capa em 2021, além do edital de publicações da Des.Gráfica no Museu da Imagem e do Som em 2018. Também foi jurada do Prêmio Design MCB (2022), do Museu da Casa Brasileira, na categoria Trabalhos Escritos. É uma das autoras do livro "Queria Ter Ficado Mais" (Lote 42, 2015) e também do "Curitibocas - diálogos urbanos"(Coração Brasil, 2007). Cecilia organiza eventos como a Feira Miolo(s) (na Biblioteca Mário de Andrade), Printa-Feira (no Sesc 24 de Maio), Tinta Fresca (2016 a 2018 no Espaço Cultural Porto Seguro), Compasso (2019 no IAB-SP), Pátio 42 (2016 na Unibes Cultural), Casa do Papel (2017 durante a Festa Literária Internacional de Paraty - FLIP), entre outros.
Sobre o professor:
João Varella - João Varella é fundador da editora Lote 42, da livraria Banca Tatuí e da escola de publicação Sala Tatuí. As iniciativas obtiveram prêmios como Milton Santos, HOW Design Awards, Lusos, Jovens Talentos da Indústria do Livro, entre outros. Produz alguns dos eventos mais importantes do circuito de publicações independentes, como a Feira Miolo(s) (Biblioteca Mário de Andrade) e Printa-Feira (Sesc 24 de Maio). Escreveu os livros Me tirar da solidão (Barbante), Videogame Pandemia (Elefante), Games: cultura, arte e joystick (Edições Sesc), Videogame, a Evolução da Arte (Lote 42), 42 Haicais e 7 Ilustrações (Lote 42), A Agenda (Novo Conceito) e Curitibocas (Coração Brasil). Publicou textos em veículos como UOL, Folha de S.Paulo, Elástica, IstoÉ Dinheiro, El Economista América, Gazeta do Povo e R7. Recebeu prêmios como CNI de Jornalismo, Sebrae de Jornalismo, Proyectando Valores, Jovens Talentos da Indústria do Livro, entre outros. Apresenta o documentário 12 Moedas, da HBO. Nasceu em Guaíba (RS) e mora em São Paulo.