Este curso busca dissecar alguns dos elementos mais importantes da cinematografia de Sofia Coppola, da trilha sonora aos recursos visuais que a tornam uma das grandes diretoras contemporâneas. As aulas abordarão os filmes iniciais de sua carreira até os mais recentes, com um olhar crítico baseado nas teorias da estética, semiótica e psicanálise.
Aula 1 | Sofia e a literatura
A diretora norte-americana adora adaptar livros para as telas, vide “Virgens suicidas”, “O estranho que nós amamos” e o próprio “Priscilla”. A arte de escrever livros, porém, é muito distante da de escrever dramaturgia – mas como ela consegue transformar seus filmes em narrativas para serem lidas, além de vistas?
Aula 2 | Sofia e a música
A trilha sonora sempre foi um elemento crucial para os filmes de Sofia Coppola. Nesse elemento estético, ela consegue inserir mensagens, construir novos mundos, quebrar paradigmas e fugir do óbvio, sempre em colaboração com grandes nomes da indústria musical.
Aula 3 | Sofia e a construção visual
O que torna o cinema de Sofia Coppola um projeto autoral ou cinema de autor? Uma análise da direção de fotografia e de arte dos filmes da cineasta.
Aula 4 | Sofia e a solidão feminina
Uma das temáticas mais recorrentes nas suas histórias é o abandono e a solidão da mulher. Com um olhar poético e muitas vezes melancólico, ela retrata os sentimentos desse ponto de vista, sem objetificar a dor feminina.
Sobre a professora: Paula Jacob é jornalista, professora e pesquisadora de cinema e literatura pelo viés da psicanálise e da semiótica. É formada em Jornalismo pela ESPM-SP, pós-graduada em Semiótica Psicanalítica pela PUC-SP e está em formação em Psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP). Atua como redatora-chefe na revista Vogue e ministra cursos sobre escrita, literatura contemporânea e estética no cinema desde 2019. Já trabalhou nas redações da Harper's Bazaar, Casa Vogue, Glamour e CLAUDIA