Nascido em 1941, o chileno Patricio Guzmán se tornou um cânone do Cinema Mundial em virtude de seu tratamento sobre as relações entre memória, história e direitos humanos. A sua biografia e cinematografia estão intimamente ligadas com a história da América Latina e o presente curso analisa esses aspectos através de suas três trilogias. O curso problematiza as condições históricas das produções de seus filmes e propõe uma análise fílmica e filosófica dos argumentos que produzem sobre a história contemporânea do Chile e da América Latina.
Aula 01 | Análise histórica e fílmica da trilogia "A Batalha do Chile" (1975-1979)
Aula 02| Análise histórica e fílmica da “Trilogia dos testemunhos" composta por "Chile, memória obstinada" (1997), "O caso Pinochet" (2001) e "Salvador Allende" (2003).
Aula 03 | Análise histórica e fílmica da "Trilogia da imensidão íntima" composta por "Nostalgia da luz" (2010), "O Botão de pérola" (2015) e “A cordilheira dos sonhos" (2019) e um balanço das produções literárias sobre o cinema de Guzmán.
Sobre o professor: Fabio Monteiro é mestre e doutor em História Social pela PUC/SP e Especialista em Cinema Documentário Latino-Americano. É docente com mais de vinte de anos de experiência e conta com mais de 60 livros publicados, dentre eles obras didáticas, manuais de cursos online e dois livros sobre o cinema de Patricio Guzmán.