Baseado no conceito criado por Susan Sontag em 1964, no seu artigo "Notas Sobre o Camp", publicado em 1964, como parte do livro “Contra a Interpretação e outros ensaios”. O curso irá discutir desde o conceito do que é Camp, as manifestações do Camp nas artes, até nos concentramos na imensa influência dessa estética no cinema e na música. Também investigaremos a ligação bastante próxima entre a estética Camp, o olhar e a sensibilidade queer.
Aula 1 | A estética Camp segundo Susan Sontag
O que é Camp? Origem da palavra em francês: Se camper…pousar de forma exagerada. Ícones Camp: May West, Maria Alcina, Carmen Miranda, Oscar Wilde, Quentin Crisp, Andy Warhol e a Pop Art, Abajures Tiffany, Scopitones, o balé O Lago Dos Cisnes, as Óperas de Bellini, a cantora cubana La Lupe. Os musicais de Busby Berkeley.
A exposição “CAMP: Notes on Fashion", apresentada em 2019, no Metropolitan Museum de Nova York.
Aula 2: O Camp no cinema nos anos 1960/ 1970
A aula mergulha no subgênero Hagsploitation, analisando O Que Terá Acontecido a Baby Jane? e The Killing of Sister George. Exploraremos o cinema Camp em Mamãezinha Querida e nas adaptações de Tennessee Williams e Truman Capote. Também discutiremos a estética de Boom, a trilogia Trash, Flesh e Heat de Andy Warhol e o cinema brasileiro com Os Monstros de Babaloo e a diva Helena Ignez.
Aula 3 | Bruce Labruce + John Waters + Rainer Werner Fassbinder + Pedro Almodóvar + Showgirls + Xanadu + Yma Sumac
Partindo do artigo Camp/Anti-Camp de Bruce LaBruce, analisaremos a estética exagerada e subversiva em cineastas como John Waters, Pedro Almodóvar, Fassbinder e Paul Bartel. Discutiremos ícones como Divine, Amanda Lepore e o casal Jeff Koons & Cicciolina, além de filmes marcantes como Cruising, Velvet Goldmine e Mulholland Drive.
Aula 4 | O Camp contemporâneo + Benedetta + Três Tristes Tigres + Grace Jones + Sean Baker + Edit Head + Cleopatra + RuPaul
Documentário Paris Is Burning e sua versão brasileira, Salão de Baile. Analisaremos a influência do Camp no audiovisual, incluindo as séries de Ryan Murphy, discutiremos filmes como Rotting in the Sun, Uma Faca no Coração e Coringa: Delírio a Dois. Discutimos ícones como Edy Star, Maria Alcina e Grace Jones, além da moda em Marie Antoinette e no trabalho de estilistas icônicas.
Sobre o professor: Duda Leite é cineasta e jornalista, graduado em cinema pela FAAP, cobriu os mais importantes festivais de cinema do mundo, onde entrevistou personalidades como Catherine Deneuve, Pedro Almodóvar e Isabelle Huppert. Apresentou e dirigiu o programa Eurocurtas, dedicado a exibição de curtas-metragens, do Eurochannel. Em 1994, dirigiu seu primeiro curta-metragem Serial Clubber Killer, vencedor do primeiro Festival MIX Brasil. Em 2010, lançou seu primeiro longa-metragem Tikimentary, selecionado para a Mostra de Cinema de São Paulo. Também é curador do Music Video Festival, maior festival dedicado ao universo do videoclipe no Brasil.