Este curso propõe uma análise aprofundada da obra de John Lennon sob uma perspectiva musical e psicológica. A partir dos fundamentos da musicoterapia e da psicologia analítica, suas canções serão exploradas considerando aspectos musicais (melodia, harmonia, arranjo, interpretação, instrumentação), técnicos (captação, mixagem) e líricos (letra e conteúdo textual). Sempre contextualizando a produção de Lennon em seu cenário cultural e pessoal, o curso convida os alunos a mergulharem nos detalhes de seu processo criativo, oferecendo uma compreensão mais ampla e sensível de sua trajetória artística.
Aula 1 | A criação artística na visão de Freud e de Jung
Psicologia na arte em Freud, Jung e James Hillman.
Allen Ginsberg, Antonin Artaud, Daniel Johnston, Serge Gainsbourg e Schumann.
Princípios da composição musical como processo de cura e confissão.
Os filhos do pós-guerra, John Lennon e o drama do abandono parental.
Aula 2 | Análise teórica e prática: Plastic Ono Band
Análise faixa a faixa do disco “Plastic Ono Band” (1970): a morte simbólica da mãe e do pai.
Demonstração de aspectos de composição e arranjo.
Aula 3 | Análise teórica e prática: John Lennon em Nova York
Análise de discos do período novaiorquino de John Lennon, dividida em 3 fases: ativismo político (“Some Time in New York City”, 1972); vida pessoal e rupturas (“Mind Games”, 1973; “Walls and Bridges”, 1974).
Aula 4 | Análise teórica e prática: John Lennon em Nova York
Análise de discos da maturidade ou estilo tardio de John Lennon (“Double Fantasy”, 1980; e “Milk and Honey”, 1984).
Sobre o professor: Marcello Gabbay é músico, compositor e colecionador, possuindo um acervo de mais de 400 itens sobre os Beatles, entre LPs, CDs, home videos e livros. É doutor e mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com estágio sandwich na Université Paris-Descartes (Sorbonne V), onde estudou com o sociólogo junguiano Michel Maffesoli. É especialista em Musicoterapia Preventiva e Social pela FMU, com trabalho de conclusão que originou este curso, e aluno de Psicologia Junguiana pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa (IJEP). É professor universitário, pesquisador e autor do livro “Comunicação poética e música popular” (Editora Appris, 2017), além de ter diversos artigos publicados no Brasil, na América Latina e na Europa.