Em 2025, Brasil e França comemoram 200 anos de suas relações diplomáticas. Duas nações com muita diversidade cultural e que são apaixonadas por cinema. De agosto até dezembro, ocorrerão inúmeras atividades culturais celebrando a Temporada França-Brasil 2025, e o MIS participa da programação com a Polar: Crimes à Francesa – Mostra de Cinema Policial, apresentando filmes clássicos e contemporâneos, nos dias 01 e 02 de novembro.
“Polar” é uma abreviação de “policier” (policial) e se refere a um gênero de filmes e romances policiais franceses que podem abranger tanto investigações criminais quanto histórias de gângsters, policiais corruptos e detetives solitários. A Polar é uma parceria da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, Embaixada da França no Brasil, Institut Français e o MIS. Se você gosta de investigação e roteiros com tramas envolventes, não fique de fora!
O Acossado
(À bout de souffle, dir. Jean-Luc Godard, França, 1960, 90 min, 14 anos)
Dirigido por Jean-Luc Godard e lançado em 1960, O Acossado é uma obra seminal da Nouvelle Vague e um marco do cinema moderno. Acompanhamos um jovem criminoso impulsivo e uma estudante americana em fuga por Paris, em uma narrativa que subverte as convenções dos filmes policiais clássicos. Com cortes abruptos, diálogos espontâneos e estilo visual inovador, Godard rompe com o cinema tradicional e redefine a linguagem cinematográfica. Considerado um polar existencial e anti-polar, que permanece atual e fundamental para compreender a evolução do gênero e da linguagem cinematográfica. Seu impacto permanece incontestável até hoje, sendo frequentemente listado entre os maiores filmes de todos os tempos.