Este curso mergulha no universo estético e performático de Ney Matogrosso, analisando os figurinos e adereços usados pelo artista em seus shows desde a década de 1970 até os anos 2000. A partir de sua marcante expressão visual, serão exploradas as conexões entre moda e música, destacando os diálogos entre estilistas, movimentos culturais e a construção de identidades ao longo da segunda metade do século 20. As aulas revelam como Ney Matogrosso se tornou um ícone de transgressão e inovação, unindo moda e música em uma trajetória revolucionária.
Aula 01 | Introdução aos conceitos de moda, música e transgressão a partir de autores da história da moda, da arte, da música, da filosofia, da sociologia e da psicanálise.
Aula 02 | Formas estéticas e formas de vida: as relações entre a moda, a música e a pintura abstrata no modernismo – entre o jazz, Piet Mondrian/neoplasticismo, Billie Holiday e Josephine Baker.
Aula 03 | A moda aberta dos anos de 1950 e 1960: a ascensão do prêt-à-porter e a juventude no palco da história: os modos de vida e do vestir no rockabilly, nos beatniks, em Woodstock e no maio de 1968.
Aula 04 | Ney Matogrosso e os figurinos dos shows de 1970: diálogos com a Jovem Guarda, a estética da tropicália, a moda no psicodelismo e a individualização do rock em Lou Reed e David Bowie.
Aula 05 | Ney Matogrosso e os figurinos dos shows de 1970: diálogos com o movimento “Black is beautiful” – Grandassa models, os Panteras Negras, a era disco e o movimento punk e o pós-modernismo na moda.
Aula 06 | Ney Matogrosso e os figurinos dos shows de 1980: diálogos com o movimento clubber e os modos de vida e de vestir queer na cultura ballroom e do voguing de Nova York.
Aula 07 | Ney Matogrosso e os figurinos dos shows de 1990: diálogos com a moda do desconstrucionismo, do japonismo e o minimalismo.
Aula 08 | A vida como obra de arte e a moda como construção da metamorfose estética do eu.
Sobre o professor: Brunno Almeida Maia é doutorando em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), com pesquisa sobre moda e arquitetura. Mestre em Filosofia, Ciências Humanas e Teoria de Moda pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Foi curador da exposição “Ema e a moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos”, na Casa Museu Ema Klabin, e do Ciclo de Conferências “A atualidade de Marcel Proust (1871-1922)”, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP. É professor convidado em diversas instituições, como Universidade de São Paulo (USP), Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Instituto Europeo di Design (IED) e Centro Universitário Belas Artes.