O cinema clássico americano, durante a Era de Ouro de Hollywood (1920-1960), trouxe à tona diretores que marcaram a história do cinema, como Billy Wilder, que dirigiu e roteirizou obras-primas como "Crepúsculo dos Deuses" (1950), "Sabrina" (1954), "O Pecado Mora ao Lado" (1955) e "Quanto Mais Quente Melhor" (1959). Wilder usou a Moda de forma significativa em seus filmes, não apenas para criar visuais memoráveis, mas também para aprofundar a caracterização dos personagens e enriquecer suas histórias. Suas colaborações com figurinistas de renome resultaram em alguns dos figurinos mais icônicos da história do cinema. 
O curso explora a importância do figurino e da Moda no cinema clássico, com foco nas produções de Billy Wilder. Ele mostra como a Moda expressa a realidade política e cultural de uma época, organiza socialmente a cultura da aparência e reflete os desejos e o imaginário da sociedade. Através da análise dos filmes mais icônicos de Wilder, os participantes entenderão como o figurino contribui para a narrativa e a construção de personagens, mantendo um diálogo constante com a história da Moda.
Aula 1 | Docentes: Alice Alves e Brunno Almeida Maia.  
- Moda e cinema: definições e conceituações filosóficas  
- O antiquado e o moderno: a citação no cinema e na Moda  
- A imagem como trauma e choque  
- Breve introdução à Era de Ouro de Hollywood  
Aula 2 | Docente: Brunno Almeida Maia 
-  O tempo, a imagem e a gestualidade na pintura, na fotografia e no cinema  
- O tempo como a essência da Moda e do cinema   
Aula 3 | Docente: Alice Alves 
-  A importância do figurino na construção de narrativas e personagens em filmes como “Crepúsculo dos Deuses”, “Sabrina”, “O pecado mora ao lado”, e “Quanto mais quente melhor”   
Aula 4 | Docente: Brunno Almeida Maia 
-  O cinema na Indústria Cultural  
-  Diálogos entre Adorno e Walter Benjamin  
-  Valor de culto / valor de exposição e a aura no cinema e na Moda   
 Aula 5 | Docente: Alice Alves 
 A colaboração entre Billy Wilder e os figurinistas renomados da Era de Ouro de Hollywood como Edith Head, Orry-Kelly e Travilla 
 Aula 6 | Docente: Brunno Almeida Maia 
 Aula 7 | Docente: Alice Alves 
 Aula 8 | Docentes: Alice Alves e Brunno Almeida Maia 
SOBRE OS PROFESSORES ALICE ALVES é uma figurinista com mais de 20 anos de experiência na área de figurino para o cinema e a TV. Iniciou sua carreira em figurino na novela "O Clone" (2002). Atuou como assistente de figurino em diversos projetos de ficção e publicidade no Rio de Janeiro, e em São Paulo até 2009, quando assinou seu primeiro longa-metragem como figurinista. Desde então, tem assinado o figurino de diversos projetos de séries e longas-metragens, destacando-se em produções nacionais e internacionais para canais como Fox, History Channel, Discovery Kids, HBO Brasil e Netflix. No campo acadêmico, ministra cursos livres ligados à figurino em instituições de São Paulo, e fora de São Paulo há mais de 12 anos. Sua carreira é marcada pela busca constante por processos mais profissionais no Departamento de Figurino, contribuindo significativamente para o desenvolvimento e o aprimoramento desta área no Brasil por meio da educação.  
BRUNNO ALMEIDA MAIA é doutorando em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), com pesquisa sobre moda e arquitetura, e mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Foi curador da exposição “Ema e a moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos”, na Casa Museu Ema Klabin, e do Ciclo de Conferências “A atualidade de Marcel Proust (1871-1922)”, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP. É professor convidado em diversas instituições, como Universidade de São Paulo (USP), Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Instituto Europeo di Design (IED) e Centro Universitário Belas Artes. Atualmente, trabalha em seu próximo livro, “Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo” (Editora Cosmos, no prelo) .