O curso é dividido em cinco módulos, que podem ser cursados separadamente. As aulas tratam da produção cultural visual e das manifestações artísticas desde a chamada pré-história até os movimentos artísticos que surgiram na primeira metade do século 20.
A proposta é discutir o conceito de arte considerando os estudos da história da arte e da cultura visual, a partir de um recorte na história ocidental, de forma cronológica, por um viés mais tradicional, sem, no entanto, excluir as produções de artistas mulheres, negros (as) e de povos nativos das Américas – produções que ao longo do tempo foram apagadas da história.
O que é essa tal de arte, afinal? Ou melhor, o que e por que começamos a classificar determinada produção cultural como arte? Definir algo como arte ou não arte é assunto complexo, que sempre vem carregado de juízos de valor com os quais lidamos sem ao menos saber, muitas vezes, de onde vieram tais julgamentos. Vale a mesma reflexão para as chamadas “belas artes” e as ideias de beleza, qualidade, patrimônio cultural, entre outras.
“Diante da imagem, estamos sempre diante do tempo.” (Georges Didi-Huberman).
Módulo IV – do Romantismo ao Brasil modernista
Aula 1 | Romantismo
A construção de um imaginário e da identidade nacional a partir da análise de produções artísticas visuais românticas, na Europa e no Brasil, num contexto revolucionário (Revolução Francesa, Revolução Industrial, Independências). A cultura visual da vida cotidiana (cédulas e moedas, imprensa etc.)
Aula 2 | Realismo
Estudo da pintura e escultura realista como crítica social, críticas contextualizadas à arte acadêmica, ao Nacionalismo e ao ideal de beleza resgatado pelo Neoclassicismo que reverbera na atualidade.
Aula 3 | Impressionismo e Pós-impressionismo
Conceito de moderno/modernidade nas artes, entendendo o contexto histórico e cultural da época. Primeira vanguarda europeia: o Impressionismo e seu desdobramento, o Pós-impressionismo. Surgimento da fotografia e as experiências artísticas com essa nova técnica.
Aula 4 | Simbolismo, Fauvismo, Expressionismo
Artistas das vanguardas europeias. Serão estudados os movimentos citados, relacionando a produção ao contexto, sem desconsiderar nosso olhar atual sobre tais produções.
Aula 5 | Cubismo, Futurismo, Suprematismo
Vanguardas e a relação com o contexto político europeu.
Aula 6 | Brasil modernista
Retomada do conceito de moderno/modernidade com o olhar para as produções de artistas brasileiros na chamada fase inicial do Modernismo no Brasil.
Sobre a professora: Valeria Peixoto de Alencar possui graduação em história pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em artes pelo Instituto de Artes da Unesp. Possui experiência nas áreas de educação em museus, educação patrimonial e mediação cultural. É colaboradora da empresa Arteducação Produções, atuando como educadora, supervisora, coordenadora e formadora de educadores para exposições. Como docente, tem experiência como professora de história na educação básica e, no ensino superior, como professora nos cursos de licenciatura em história, pedagogia e artes, nas disciplinas relacionadas a patrimônio cultural e história da arte.