O curso é dividido em 5 módulos (podem ser cursados separadamente), que vão tratar da produção cultural visual e manifestações artísticas desde a chamada pré-história até os movimentos artísticos que surgiram na primeira metade do século XX.
A proposta é discutir o conceito de arte considerando os estudos da história da arte e da cultura visual, a partir de um recorte na história ocidental, de forma cronológica, um viés mais tradicional sem, no entanto, excluir as produções de artistas mulheres, negros/as e de povos nativos das Américas, produções que ao longo do tempo foram apagadas da história.
O que é essa tal de arte, afinal? Ou melhor, o que e por que começamos a classificar determinada produção cultural como arte? Definir algo como arte ou não arte é assunto complexo que sempre vem carregado de juízos de valor com os quais lidamos sem ao menos sabermos, muitas vezes, de onde vieram tais julgamentos. Vale a mesma reflexão para as chamadas “belas artes” e as ideias de beleza, qualidade, patrimônio cultural, entre outras.
“Diante da imagem, estamos sempre diante do tempo.” (Georges Didi-Huberman).
Renascimento ao Maneirismo
Aula 1 | Renascimento – Trecento
Transformações sociais e estéticas do período. Abordagem de forma crítica o conceito de “renascimento”. Características da produção cultural visual produzida no período denominado “trecento”.
Aula 2 | Renascimento – Quattrocento
Características estéticas da arte e de artistas do século XV com discussão do contexto histórico, retomando a crítica ao conceito de “renascimento” e acrescentando um olhar crítico às noções de beleza e genialidade.
Aula 3 | Renascimento – Cinquecento
Características estéticas e os artistas do século XVI. Último período da Renascença italiana, suas características estéticas e artistas mais citados, além do contexto de transição para o Maneirismo.
Aula 4 | A Renascença fora da Península Itálica (parte 1)
Contexto político, social, cultural e econômico. Apresentação e discussão de artistas dos Países Baixos, Flandres, Sacro Império Germânico, Inglaterra e Península Ibérica do mesmo período do Renascimento que ocorria na Itália.
Aula 5 | A Renascença fora da Península Itálica (parte 2)
Encerramento da discussão sobre o conceito de “renascimento” e as possibilidades de leituras de tais obras na contemporaneidade.
Aula 6 | Maneirismo.
Artistas maneiristas e suas obras, contexto histórico e cultural do século XVI e a revisão dos valores clássicos privilegiados pela Renascença. Análise das expressões do Maneirismo no Brasil.
Sobre a professora: Valeria Peixoto de Alencar possui graduação em História pela Universidade de São Paulo e doutorado em Artes pelo Instituto de Artes da Unesp. Possui experiência na área de Educação em Museus, Educação Patrimonial e Mediação Cultural. É colaboradora da empresa Arteducação Produções, atuando como educadora, supervisora, coordenadora e formadora de educadores para exposições. Como docente, tem experiência como professora de História na Educação Básica e, no Ensino Superior, como professora nos cursos de licenciatura em História, Pedagogia e Artes, nas disciplinas relacionadas a patrimônio cultural e história da Arte.