O curso é dividido em cinco módulos, que podem ser cursados separadamente. As aulas tratam da produção cultural visual e das manifestações artísticas desde a chamada pré-história até os movimentos artísticos que surgiram na primeira metade do século 20.
A proposta é discutir o conceito de arte considerando os estudos da história da arte e da cultura visual, a partir de um recorte na história ocidental, de forma cronológica, por um viés mais tradicional, sem, no entanto, excluir as produções de artistas mulheres, negros (as) e de povos nativos das Américas – produções que ao longo do tempo foram apagadas da história.
O que é essa tal de arte, afinal? Ou melhor, o que é por que começamos a classificar determinada produção cultural como arte? Definir algo como arte ou não arte é assunto complexo, que sempre vem carregado de juízos de valor com os quais lidamos sem ao menos saber, muitas vezes, de onde vieram tais julgamentos. Vale a mesma reflexão para as chamadas “belas artes” e as ideias de beleza, qualidade, patrimônio cultural, entre outras. “Diante da imagem, estamos sempre diante do tempo.” (Georges Didi-Huberman).
Módulo III - do Barroco à arte acadêmica
Aula 1 | Barroco – Europa (parte 1)
Características estéticas da arte barroca na Europa. Análise do contexto social, cultural e político e a relação direta do Barroco com a Contrarreforma e com o Absolutismo.
Aula 2 | Barroco – Europa (parte 2)
Características da arte barroca nos Países Baixos e na Península Itálica, entre outras regiões europeias.
Aula 3 | Barroco – América Latina em geral
Estética barroca e as possibilidades que ela trouxe na representação de uma religiosidade latino-americana. Características regionais do estilo no Brasil.
Aula 4 | Rococó – Europa e Brasil
Características e artistas do estilo Rococó, que surgiu na França no século 18 como um desdobramento do Barroco. Obras que podem ser consideradas arte rococó ou influenciadas por ela no Brasil.
Aula 5 | Arte acadêmica
Neoclassicismo europeu. Arte e identidade nacional. Surgimento dos museus. O estilo neoclássico e o contexto sociocultural que fomentaram a estética que resgata valores clássicos da Antiguidade. Como a arte acadêmica foi utilizada para a construção da identidade nacional na Europa através dos museus.
Aula 6 | Arte acadêmica no Brasil
Missão artística francesa (1816). Arte e identidade nacional nos museus brasileiros. Continuação da aula anterior, com foco na produção artística brasileira no século 19, com o surgimento da Escola de Belas Artes. Tentativa de construção de uma identidade nacional a partir do uso da cultura visual.
Sobre a professora: Valeria Peixoto de Alencar possui graduação em história pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em artes pelo Instituto de Artes da Unesp. Possui experiência nas áreas de educação em museus, educação patrimonial e mediação cultural. É colaboradora da empresa Arteducação Produções, atuando como educadora, supervisora, coordenadora e formadora de educadores para exposições. Como docente, tem experiência como professora de história na educação básica e, no ensino superior, como professora nos cursos de licenciatura em história, pedagogia e artes, nas disciplinas relacionadas a patrimônio cultural e história da arte.