O curso é dividido em cinco módulos, que podem ser cursados separadamente. As aulas tratam da produção cultural visual e das manifestações artísticas desde a chamada pré-história até os movimentos artísticos que surgiram na primeira metade do século 20.
A proposta é discutir o conceito de arte considerando os estudos da história da arte e da cultura visual, a partir de um recorte na história ocidental, de forma cronológica, por um viés mais tradicional, sem, no entanto, excluir as produções de artistas mulheres, negros (as) e de povos nativos das Américas – produções que ao longo do tempo foram apagadas da história.
O que é essa tal de arte, afinal? Ou melhor, o que e por que começamos a classificar determinada produção cultural como arte? Definir algo como arte ou não arte é assunto complexo, que sempre vem carregado de juízos de valor com os quais lidamos sem ao menos saber, muitas vezes, de onde vieram tais julgamentos. Vale a mesma reflexão para as chamadas “belas artes” e as ideias de beleza, qualidade, patrimônio cultural, entre outras.
“Diante da imagem, estamos sempre diante do tempo.” (Georges Didi-Huberman).
Módulo V – do Abstracionismo à pop art e à contracultura
Aula 1 | Abstracionismo, Dadaísmo, ready-made e Surrealismo
Retomada das discussões acerca do conceito de moderno/modernidade. Movimentos abstracionista e dadaísta, com destaque para as obras ready-made e sua provocação sobre o conceito de arte.
Aula 2 | Art nouveau e outros processos de uso das artes gráficas
O estilo conhecido como art nouveau e outras propostas de artes gráficas para entender a utilização de imagens em publicidade, sejam imagens para vender produtos ou para vender propostas de governos. Bauhaus e o art déco.
Aula 3 | Modernismo na América Latina
Impactos do Modernismo na América Latina, o movimento muralista mexicano e as obras de Frida Kahlo e outros artistas latino-americanos do período.
Aula 4 | Modernismo no Brasil do Estado Novo
Vida dos artistas após a Semana de Arte Moderna de 1922. Outras fases do Modernismo no Brasil e o uso de imagens durante o regime ditatorial do Estado Novo.
Aula 5 | A arte no pós-guerra
O pensamento plástico após as desilusões da 2ª Guerra Mundial. Concretismo, Neoconcretismo e Expressionismo Abstrato.
Aula 6 | Caminhos da arte na segunda metade do século 20
Década de 1960: como os movimentos de contracultura, tais como a Tropicália, criaram a base para a arte contemporânea. Pop art, op art, performances e contracultura.
Sobre a professora: Valeria Peixoto de Alencar possui graduação em história pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em artes pelo Instituto de Artes da Unesp. Possui experiência nas áreas de educação em museus, educação patrimonial e mediação cultural. É colaboradora da empresa Arteducação Produções, atuando como educadora, supervisora, coordenadora e formadora de educadores para exposições. Como docente, tem experiência como professora de história na educação básica e, no ensino superior, como professora nos cursos de licenciatura em história, pedagogia e artes, nas disciplinas relacionadas a patrimônio cultural e história da arte.