Introdução à história da arte - da arte rupestre à contracultura - 5 módulos

Onde: Plataforma Zoom.us (Online)
Quando: 10 Mar > 25 Jun

Compre por R$ 1.080,00

Comprar

Descrição do Curso

O curso é dividido em 5 módulos (podem ser cursados separadamente), que vão tratar da produção cultural visual e manifestações artísticas desde a chamada pré-história até os movimentos artísticos que surgiram na primeira metade do século XX. 

A proposta é discutir o conceito de arte considerando os estudos da história da arte e da cultura visual, a partir de um recorte na história ocidental, de forma cronológica, um viés mais tradicional sem, no entanto, excluir as produções de artistas mulheres, negros/as e de povos nativos das Américas, produções que ao longo do tempo foram apagadas da história. 

O que é essa tal de arte, afinal? Ou melhor, o que e por que começamos a classificar determinada produção cultural como arte? Definir algo como arte ou não arte é assunto complexo que sempre vem carregado de juízos de valor com os quais lidamos sem ao menos sabermos, muitas vezes, de onde vieram tais julgamentos. Vale a mesma reflexão para as chamadas “belas artes” e as ideias de beleza, qualidade, patrimônio cultural, entre outras.  

“Diante da imagem, estamos sempre diante do tempo.” (Georges Didi-Huberman). 


Módulo I – Da arte rupestre à baixa Idade Média  

Aula 1 | Arte rupestre e Egito Antigo 

Conceitos de arte e de cultura visual. Arte como fonte histórica. Arte rupestre. Egito antigo.   

Aula 2 | Grécia antiga (períodos arcaico, clássico e helenístico)

Períodos arcaico, clássico e helenístico 

Aula 3 | Arte na Roma Antiga

Serão analisadas as características das obras do período romano, percebendo as semelhanças e diferenças em relação ao mundo grego além do surgimento de uma estética paleocristã.  

Aula 4 | Arte bizantina e islâmica

Transformações ocorridas quando a capital do Império Romano se transfere para Constantinopla e produção cultural visual e características estéticas da arte religiosa bizantina e islâmica.

Aula 5 | Alta Idade Média

Novos estilos: povos bárbaros, carolíngeos, otonianos e românicos. A fé militante.

Aula 6 | Baixa Idade Média

Características estéticas da arte gótica, transformações políticas, sociais e econômicas da cidade medieval e o período de transição para o que na história da arte convencionou denominar Renascimento.   


Módulo II - do Renascimento ao Maneirismo 

Aula 1 | Renascimento – Trecento

Transformações sociais e estéticas do período. Abordagem de forma crítica o conceito de “renascimento”. Características da produção cultural visual produzida no período denominado “trecento. 

Aula 2 | Renascimento – Quattrocento 

Características estéticas da arte e de artistas do século XV com discussão do contexto histórico, retomando a crítica ao conceito de “renascimento” e acrescentando um olhar crítico às noções de beleza e genialidade. 

Aula 3 | Renascimento – Cinquecento

Características estéticas e os artistas do século XVI. Último período da Renascença italiana, suas características estéticas e artistas mais citados, além do contexto de transição para o Maneirismo. 

Aula 4 | A Renascença fora da Península Itálica (parte 1) 

Contexto político, social, cultural e econômico. Apresentação e discussão de artistas dos Países Baixos, Flandres, Sacro Império Germânico, Inglaterra e Península Ibérica do mesmo período do Renascimento que ocorria na Itália.  

Aula 5 | A Renascença fora da Península Itálica (parte 2) 

Encerramento da discussão sobre o conceito de “renascimento” e as possibilidades de leituras de tais obras na contemporaneidade. 

Aula 6 | Maneirismo.

Artistas maneiristas e suas obras, contexto histórico e cultural do século XVI e a revisão dos valores clássicos privilegiados pela Renascença. Análise das expressões do Maneirismo no Brasil. 

 

Módulo III - do Barroco à arte acadêmica 

Aula 1 | Barroco – Europa (parte 1) 

Características estéticas da arte barroca na Europa. Análise do contexto social, cultural e político e a relação direta do Barroco com a contrarreforma e com o absolutismo ibérico e francês.   

Aula 2 | Barroco – Europa (parte 2) 

Características da arte barroca nos países baixos e península itálica, entre outras regiões europeias. 

Aula 3 | Barroco – América Latina em geral 

Estética barroca e as possibilidades que ela trouxe na representação de uma religiosidade latino-americana. Características regionais do barroco brasileiro. 

Aula 4 | Rococó – Europa e Brasil 

Características e os artistas do estilo Rococó, que surgiu na França no século XVIII como um desdobramento do Barroco. Obras que podem ser consideradas arte rococó ou influenciadas por ela no Brasil. 

Aula 5 | Arte acadêmica

Neoclassicismo europeu. Arte e identidade nacional. Surgimento dos museus. O estilo neoclássico e o contexto sociocultural que fomentaram a estética que resgata valores clássicos da antiguidade. Como a arte acadêmica foi utilizada para a construção da identidade nacional na Europa através dos museus. 

Aula 6 | Arte acadêmica no Brasil 

Missão artística francesa (1816). Arte e identidade nacional nos museus brasileiros. 

Continuação da aula anterior, com foco na produção artística brasileira no século XIX, com o surgimento da Escola de Belas Artes. Tentativa da construção de uma identidade nacional a partir do uso da cultura visual. 

 

Módulo IV – do Romantismo ao Brasil modernista 


Aula 1 | Romantismo 

A construção de um imaginário e da identidade nacional a partir da análise de produções artísticas visuais românticas, na Europa e no Brasil, num contexto revolucionário (Revolução Francesa, Industrial, Independências). A cultura visual da vida cotidiana (cédulas e moedas, imprensa etc.) 

Aula 2 | Realismo 

Estudo da pintura e escultura realista como crítica social, críticas contextualizadas à arte acadêmica, ao nacionalismo e ao ideal de beleza resgatado pelo neoclassicismo que reverbera na atualidade. 

Aula 3 | Impressionismo e pós-impressionismo 

Conceito de moderno/modernidade nas artes, entendendo o contexto histórico e cultural da época. Primeira vanguarda europeia: o Impressionismo e seu desdobramento, o pós-impressionismo. Surgimento da fotografia e as experiências artísticas com essa nova técnica. 

Aula 4 | Simbolismo. Fauvismo. Expressionismo. 

Artistas das vanguardas europeias, serão estudados os movimentos citados, relacionando a produção ao contexto, sem desconsiderar nosso olhar atual sobre tais produções. 

Aula 5 | Cubismo. Futurismo. Suprematismo 

Vanguardas e a relação com o contexto político europeu. 

Aula 6 | Brasil modernista

Retomada do conceito de moderno/modernidade com o olhar para as produções de artistas brasileiros na chamada fase inicial do modernismo brasileiro. 


Módulo V – do Abstracionismo a Pop art e contracultura 

Aula 1 | Abstracionismo, Dadaísmo, ready-made e Surrealismo 

Retomada das discussões acerca do conceito de moderno/modernidade. Movimentos abstracionista e dadaísta, com destaque para as obras ready-made e sua provocação sobre o conceito de arte.  

Aula 2 | Art nouveau e outros processos de uso das artes gráficas 

O estilo conhecido como art nouveau e outras propostas de artes gráficas para entender a utilização de imagens em publicidade, sejam imagens para vender produtos ou para vender propostas de governos. Bauhaus e do artco. 

Aula 3 | Modernismo na América Latina

Impactos do modernismo na América Latina, o movimento muralista mexicano e as obras de Frida Kahlo e outros artistas latino-americanos do período. 

Aula 4 | Modernismo no Brasil do Estado Novo

Vida dos artistas após a semana de Arte Moderna de 1922. Outras fases do modernismo brasileiro e o uso de imagens durante o regime ditatorial do Estado Novo. 

Aula 5 | A arte no pós-guerra

O pensamento plástico após as desilusões da 2ª Guerra Mundial. Concretismo, neoconcretismo e expressionismo abstrato 

Aula 6 | Caminhos da arte na segunda metade do século XX

Década de 1960, como os movimentos de contracultura tais como a Tropicália, por criou a base para a arte contemporânea. Pop art, op art, performances e contracultura 


Sobre a professora: Valeria Peixoto de Alencar possui graduação em História pela Universidade de São Paulo e doutorado em Artes pelo Instituto de Artes da Unesp. Possui experiência na área de Educação em Museus, Educação Patrimonial e Mediação Cultural. É colaboradora da empresa Arteducação Produções, atuando como educadora, supervisora, coordenadora e formadora de educadores para exposições. Como docente, tem experiência como professora de História na Educação Básica e, no Ensino Superior, como professora nos cursos de licenciatura em História, Pedagogia e Artes, nas disciplinas relacionadas a patrimônio cultural e história da Arte.  



Informações

Datas e horários: 10 de março a 25 de junho, segunda e quarta, das 19h às 21h30 

Módulo I: 10, 12, 17, 19, 24 e 26 de março  

Módulo II: 31 de março, 02, 07, 09, 14 e 16 de abril 

Módulo III: 28 e 30 de abril, 05, 07, 12 e 14 de maio  

Módulo IV: 19, 21, 26, 28 de maio e 02 e 04 de junho  

Módulo V:  09, 11, 16, 18, 23 e 25 de junho 

Local: as aulas acontecem online, ao vivo, pela plataforma Zoom 

Valor: R$270 cada módulo ou R$ 1.080,00 o curso completo com 20% de desconto (Condição não-cumulativa com outros descontos) 

Descontos  

10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)  

20% de desconto para funcionários da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br) 

30% de desconto na compra do 6º curso (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br 

Gratuidade na compra do 11º curso *valor máximo R$250,00 

50% de desconto para pessoas 60+ (cupom IDOSO50OFF)  

50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade.)  

Vagas: 64 

Público: indicado para maiores de 18 anos 

Formas de Pagamento

Formas de Pagamento

Compra segura e protegida

Compra segura e protegida

Nossa criptografia protege os dados sensíveis e não armazenamos suas informações em nossos servidores.
Leia nossa Política de Privacidade »

Podemos ajudar?

Podemos ajudar?

Se está com alguma dúvida ou precisa de ajuda com a compra do seu ingresso, acesse nossa Central de Ajuda

Uploading: 0%