“Diante da imagem, estamos sempre diante do tempo.” (Georges Didi-Huberman).
O que é essa tal de arte, afinal? Ou melhor, o que e por que começamos a classificar determinada produção cultural como arte? Definir algo como arte ou não arte é assunto complexo que sempre vem carregado de juízos de valor com os quais lidamos sem ao menos sabermos, muitas vezes, de onde vieram tais julgamentos. Vale a mesma reflexão para as chamadas “belas artes” e as ideias de beleza, qualidade, patrimônio cultural, entre outras.
Com foco nas artes visuais, este curso tem como objetivo, proporcionar caminhos para a interpretação de obras de arte e imagens produzidas ao longo do tempo, bem como refletir sobre as ideias contidas em tais produções culturais visuais que permaneceram ao longo da história ocidental. Assim, algumas questões norteiam o curso: como podemos entender a história a partir das imagens? Como saber sobre as histórias das imagens? A produção cultural visual das sociedades nos dá pistas sobre como pensavam e como queriam fazer pensar?
A proposta é discutir o conceito de arte considerando os estudos da história da arte e da cultura visual, a partir de um recorte na história ocidental, de forma cronológica, um viés mais tradicional sem, no entanto, excluir as produções de artistas mulheres, negros/as e de povos nativos das Américas, produções que ao longo do tempo foram apagadas da história.
Módulo I – Da arte rupestre à baixa Idade Média
Aula 1 | Arte rupestre e Egito Antigo
Conceitos de arte e de cultura visual. Arte como fonte histórica. Arte rupestre. Egito antigo.
Aula 2 | Grécia antiga (períodos arcaico, clássico e helenístico)
Períodos arcaico, clássico e helenístico
Aula 3 | Arte na Roma Antiga
Serão analisadas as características das obras do período romano, percebendo as semelhanças e diferenças em relação ao mundo grego além do surgimento de uma estética paleocristã.
Aula 4 | Arte bizantina e islâmica.
Transformações ocorridas quando a capital do Império Romano se transfere para Constantinopla e produção cultural visual e características estéticas da arte religiosa bizantina e islâmica.
Aula 5 | Alta Idade Média
Novos estilos: povos bárbaros, carolíngeos, otonianos e românicos. A fé militante.
Aula 6 | Baixa Idade Média
Características estéticas da arte gótica, transformações políticas, sociais e econômicas da cidade medieval e o período de transição para o que na história da arte convencionou denominar Renascimento.
Sobre a professora: Valeria Peixoto de Alencar possui graduação em História pela Universidade de São Paulo e doutorado em Artes pelo Instituto de Artes da Unesp. Possui experiência na área de Educação em Museus, Educação Patrimonial e Mediação Cultural. É colaboradora da empresa Arteducação Produções, atuando como educadora, supervisora, coordenadora e formadora de educadores para exposições. Como docente, tem experiência como professora de História na Educação Básica e, no Ensino Superior, como professora nos cursos de licenciatura em História, Pedagogia e Artes, nas disciplinas relacionadas a patrimônio cultural e história da Arte.