O curso propõe um passeio pelas principais inovações estéticas, técnicas e de linguagem ocorridas desde o nascimento do cinema, em 1895, até os diretores da contemporaneidade. Destinado a todos os públicos, discute os diferentes movimentos cinematográficos, como as vanguardas francesas, expressionismo alemão, o advento do cinema moderno com o neorrealismo italiano e a nouvelle vague. As aulas também trarão as inovações e conquistas de grandes indústrias cinematográficas, bem como o cinema autoral de diretores como Stanley Kubrick, David Lynch e Quentin Tarantino. Também serão abordados o cinema europeu contemporâneo e as principais inovações estéticas do cinema asiático, a proposta da montagem intelectual do cinema soviético, o melodrama do cinema espanhol e, claro, a história do cinema brasileiro, desde os primeiros filmes até a retomada do cinema nacional.
Aula 1 | O nascimento do cinema
Os primeiros anos. Os irmãos Lumière x Mélies. A formação da linguagem cinematográfica. Avanços técnicos. O cinema como arte. O cinema clássico. Exibição de trechos de filmes do início do cinema, como “O cantor de jazz” e “Viagem à Lua”.
Aula 2 | Escolas russa e alemã
Griffith nos EUA. Ensenstein na Rússia. O conceito de montagem. Teorias cinematográficas. Romantismo alemão. Expressionismo. Exibição de trechos de “O encouraçado Potemkin” e “O gabinete do dr. Caligari”.
Aula 3 | Surrealismo x naturalismo
Dreyer e o cinema dinamarquês. Stroheim e o realismo. Novos rumos do cinema norte-americano. Novos rumos do cinema alemão. Fritz Lang. Exibição de trechos de “O vampiro de Dusseldorf”.
Aula 4 | Hollywood
A formação dos estúdios. O esquema hollywoodiano. O surgimento dos gêneros. Blockbusters. Exibição de trechos de “O nascimento de uma nação”.
Aula 5 | Western – o faroeste americano
John Ford e o gênero americano. Ascensão e queda do gênero. O faroeste no mundo (western spaghetti). Exibição de trechos de “Rio Grande” e “E o sangue semeou a Terra”.
Aula 6 | Filme B e crise em Hollywood
Conceitos. Decadência dos estúdios. Televisão x cinema. Policial e erotismo.
Aula 7 | O cinema moderno nos EUA
A América por Howard Hawks, Alfred Hitchcock, Billy Wilder e Orson Welles. Exibição de trechos de “Levada da breca”, “Disque M para matar” e “Cidadão Kane”.
Aula 8 | O cinema moderno no mundo
O mundo por Jean Renoir, Yasujiro Ozu e Douglas Sirk. Exibição de trechos de “A grande ilusão”, “A viagem a Tóquio” e “Tudo que o céu permite”.
Aula 9 | O neorrealismo italiano
Conceitos e contexto. Dramas sociais. O neorrealismo influenciando o mundo. A Itália depois do neorrealismo. Exibição de trechos de “Roma, cidade aberta” e “Alemanha, ano zero”.
Aula 10 | A nouvelle vague
Surgimento e conceitos. As gerações Truffaut, Resnais e Godard. Influências mundiais. O fim da nouvelle vague na França e o que vem depois. Exibição de trechos de “Os incompreendidos” e “Alphaville”.
Aula 11 | Correntes internacionais 1 – Ásia e África
O cinema de Abbas Kiarostami e Amos Gitai. Bollywood – a Índia nas telas. Grandes diretores africanos. O Japão contemporâneo. Exibição de trechos de “Free zone”, “Kabul express” e “Zaitochi”.
Aula 12 | Correntes internacionais 2 – Europa e Américas
O Leste Europeu. França e Itália contemporâneas. O cinema inglês. Latinidades: o cinema de língua espanhola. Exibição de trechos de “Conto de primavera”, “O quarto do filho”, “Fale com ela” e “La niña santa”.
Sobre o professor: Franthiesco Ballerini é jornalista e doutor em Comunicação Midiática, Processos e Práticas Socioculturais, com especialização em Audiovisual e Jornalismo Cultural. Acumulou experiência como repórter, redator, crítico de cinema e correspondente em países como EUA, Índia, Canadá, México e Argentina para o jornal O Estado de S.Paulo e para a Rádio Eldorado. Foi crítico de cinema da TV Gazeta e colunista de jornalismo cultural do Observatório da Imprensa. Atualmente, é colunista de soft power do norte-americano Fair Observer. Ministrou palestras e masterclasses sobre cinema e jornalismo na Universidade de Chicago, Universidade de Illinois, Universidade Loyola de Chicago e Universidade de Harvard, nos EUA, além da Freie Universitat, de Berlim (Alemanha). É autor dos livros “Diário de Bollywood” (2009), “Cinema brasileiro no século 21” (2012), “Jornalismo cultural no século 21” (2015), “Poder suave – soft power” (2017), com prefácio do ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira, e “História do cinema mundial” (2020), prefaciado por Walter Carvalho, diretor de fotografia de “Central do Brasil”, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Produziu filmes, como os documentários “Bollyworld” e “Legacy”, este feito para a marca italiana Giorgio Armani, além de “Nome”, seu primeiro trabalho de direção e roteiro, tendo participado de seis festivais nacionais e internacionais.