História da cultura brasileira: como o Brasil inventou a si mesmo?

Onde: Plataforma Zoom.us (Online)
Quando: 04 Nov > 09 Dez

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Descrição do Curso

O curso oferece uma visão abrangente da história da cultura brasileira, desde a chegada dos europeus ao território americano até a formação de uma coletividade cultural e artística singular, expressa em língua portuguesa. A partir de uma abordagem cronológica e temática, discutem-se questões centrais como a antropofagia e seus reflexos culturais, a construção da identidade nacional e o chamado “complexo de vira-lata”. Ao longo do percurso, examina-se a língua portuguesa como veículo e matriz de experiências, atravessando territórios, práticas artísticas, crenças e formas de expressão que revelam a pluralidade e a complexidade da cultura brasileira. 

Aula 1 | O que é cultura brasileira? Do samba ao sertanejo, da feijoada ao sushi 

O conceito de “cultura” apresenta múltiplos significados, que variam entre usos cotidianos e interpretações ligadas às artes e à civilização. Essa polissemia conduz a reflexões mais amplas sobre a definição de cultura brasileira, seus limites, contradições e possibilidades futuras. A proposta desta aula não é esgotar o tema, mas promover uma imersão crítica que estimule a reflexão sobre a história, a complexidade e os impactos sociais da cultura no Brasil contemporâneo. 

Aulas 2 a 4 | Antropofagia, devorar o mundo para criar o Brasil 

A antropofagia, entendida tanto como prática antropológica quanto como metáfora cultural, constitui um eixo fundamental para compreender a formação da cultura brasileira. Inicialmente observada entre povos originários e interpretada sob o olhar europeu, a antropofagia tornou-se símbolo de um modo singular de assimilação e recriação cultural. Esse “sentimento antropofágico” atravessa a literatura, a arte e a música, do Romantismo ao Modernismo, consolidando-se na proposta de Oswald de Andrade como traço identitário do Brasil. Ao devorar influências diversas da herança ibérica medieval ao samba, da MPB à música pop contemporânea , a cultura brasileira revela sua vocação híbrida e criativa. A reflexão propõe discutir se, no século 21, esse hibridismo antropofágico permanece como chave central para compreender a identidade cultural brasileira. 

Aulas 5 a 7 | O que é ser brasileiro ou brasileiros? 

Discutir o significado de ser brasileiro, explorando a evolução histórica do termo “brasileiro” e sua relação com a formação da identidade e da cultura nacional. Inicialmente ligado ao comércio de pau-brasil, o nome ganhou novos sentidos ao longo do tempo, levantando questões sobre quando deixamos de ser portugueses para nos tornarmos brasileiros e se podemos falar em uma única identidade ou em múltiplas identidades em constante diálogo e conflito. 

Analisar como a cultura brasileira se construiu pela convivência e tensão entre diferentes povos indígenas, portugueses, africanos, além de imigrantes de várias origens e como esse processo se refletiu nas artes, da catequese jesuítica ao Modernismo e à Tropicália. A proposta modernista, ao romper e dialogar com o passado, ainda inspira reflexões sobre a pluralidade cultural e os desafios da identidade brasileira. Refletir como pintura, poesia, teatro e música se tornaram espaços privilegiados para pensar a existência humana e os modos diversos de ser brasileiro, revelando uma identidade em constante transformação. 

Aulas 8 a 10 – O Brasil no mundo e o complexo de vira-lata: somos, de fato, inferiores? 

As últimas aulas abordam a relação da cultura brasileira com o mundo, discutindo expressões como “país do futuro”, “país do futebol” e o “complexo de vira-lata”. Reflete-se sobre a busca pela modernidade, a necessidade de reconhecimento externo e a forma como o Brasil dialoga com outras culturas. A arte, nesse contexto, surge como espaço fundamental para compreender nossa identidade coletiva e projetar um presente mais consciente e esperançoso. 

 

Sobre o professor: José Luís Landeira tem pós-doutorado em Letras pela Universidade de Coimbra, em Portugal, na área de Literatura e Educação. É doutor em Educação – área de Linguagem e Educação – pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Letras pela mesma universidade. É professor universitário e coordenador de cursos de pós-graduação na área das artes. É também pesquisador e autor de livros e diversos artigos sobre os temas da educação, das artes e das linguagens. Sua pesquisa incide sobre as relações entre as artes (e a literatura) nos seus diálogos entre si e com os contextos de produção e de compreensão.   

Informações

Data e horário: 04, 06, 11, 13, 18, 25, 27 de novembro, 02, 04 e 09 de dezembro, terças e quintas das 19h às 21h. 

Local: as aulas acontecem online, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada até 30 dias após o último encontro 

Valor: R$ 250,00 

Descontos  

10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)  

20% de desconto para funcionários da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br) 

30% de desconto na compra do 6º curso (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br 

Gratuidade na compra do 11º curso  

50% de desconto para sócio Clube MIS  

50% de desconto para pessoas 60+ (cupom IDOSO50OFF, limitado a 5 vagas por curso, 1 por CPF)  

50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade) 

Vagas: 64 

Público: indicado para maiores de 18 anos 

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