História crítica da moda – Moda e Imagem

Onde: Plataforma Zoom.us (Online)
Quando: 22 Jul > 07 Ago

Compre por R$ 180,00

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Descrição do Curso

A partir da concepção da teoria crítica, o curso tem como objetivo geral conceituar, expor e comentar as relações entre a emergência do fenômeno social e estético da moda e as noções e categorias de modernidade, pós-modernidade, a sociedade de consumo, a formação da individualidade, a moda como arte no contexto capitalista e a produção de imaginário coletivo por meio da circulação e difusão das imagens (editoriais, campanhas, fashion films, desfiles e vitrines). 

Desde o advento do modernismo no começo do século 20, a moda se utiliza da criação de imagens como narrativas que definem os modos de vida, as gestualidades e as concepções de belezas e de corpos. Deste modo, editoriais, campanhas e fashions films ultrapassam a ideia da divulgação das coleções, mas também contam histórias que provocam o desejo. Na atual sociedade do hiperconsumo, a moda, ao organizar socialmente a cultura da aparência, produz o que o filósofo Walter Benjamin nomeou como “imagens de desejos, de sonhos e utopias”. O objetivo geral é analisar as relações históricas e conceituais entre a moda e a imagem, suas características e seus significados. Sem perder de vista a atualidade do presente, trata-se de compreender a imagem como definidora de linguagens artísticas e de comunicação. Capaz de provocar a construção estética do indivíduo e da sociedade, a imagem ultrapassa o papel de mediadora entre a realidade e a imaginação, mas, ao contrário, confunde a realidade como pura fantasia.

Aula 1 | As noções de imagem, imaginação e imaginário. 

Aula 2 | O consumo moderno como produtor de “imagens de desejos, sonhos e utopias”. 

Aula 3 | A imagem de moda como método de conhecimento para o processo criativo. 

Aula 4 | As imagens como fetichismos visuais e fantasmagorias na atual sociedade do espetáculo. 

Aula 5 | A história da fotografia de Moda. 

Aula 6 | A estética do liso e a estética do estranhamento nas imagens de Moda; Quais as imagens de Moda do futuro? 

 

Sobre o professor: Brunno Almeida Maia é doutorando em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), com pesquisa sobre moda e arquitetura. Mestre em Filosofia, Ciências Humanas e Teoria de Moda pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Foi curador da exposição “Ema e a moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos”, na Casa Museu Ema Klabin, e do ciclo de conferências “A atualidade de Marcel Proust (1871-1922)”, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP. É professor convidado em diversas instituições, como Universidade de São Paulo (USP), Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Instituto Europeo di Design (IED) e Centro Universitário Belas Artes.        

Informações

Data e horário: 22, 24, 29, 31 de julho e 05 e 07 de agosto, terças e quintas, das 19h às 21h 

Local: as aulas acontecem online, ao vivo (pelo Zoom) e a gravação pode ser acessada até 30 dias após o último encontro 

Valor: R$ 180,00 (20% de desconto na compra dos 03 módulos, enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br) 

Descontos  

10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)  

20% de desconto para funcionários da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br) 

30% de desconto na compra do 6º curso (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br 

Gratuidade na compra do 11º curso  

50% de desconto para sócio Clube MIS  

50% de desconto para pessoas 60+ (cupom IDOSO50OFF, limitado a 5 vagas por curso, 1 por CPF)  

50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade) 

Vagas: 64 

Público: indicado para maiores de 18 anos 

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