A partir da concepção da teoria crítica, o curso tem como objetivo geral conceituar, expor e comentar as relações entre a emergência do fenômeno social e estético da moda e as noções e categorias de modernidade, pós-modernidade, a sociedade de consumo, a formação da individualidade, a moda como arte no contexto capitalista e a produção de imaginário coletivo por meio da circulação e difusão das imagens (editoriais, campanhas, fashion films, desfiles e vitrines).
Desde o advento do modernismo no começo do século 20, a moda se utiliza da criação de imagens como narrativas que definem os modos de vida, as gestualidades e as concepções de belezas e de corpos. Deste modo, editoriais, campanhas e fashions films ultrapassam a ideia da divulgação das coleções, mas também contam histórias que provocam o desejo. Na atual sociedade do hiperconsumo, a moda, ao organizar socialmente a cultura da aparência, produz o que o filósofo Walter Benjamin nomeou como “imagens de desejos, de sonhos e utopias”. O objetivo geral é analisar as relações históricas e conceituais entre a moda e a imagem, suas características e seus significados. Sem perder de vista a atualidade do presente, trata-se de compreender a imagem como definidora de linguagens artísticas e de comunicação. Capaz de provocar a construção estética do indivíduo e da sociedade, a imagem ultrapassa o papel de mediadora entre a realidade e a imaginação, mas, ao contrário, confunde a realidade como pura fantasia.
Aula 1 | As noções de imagem, imaginação e imaginário.
Aula 2 | O consumo moderno como produtor de “imagens de desejos, sonhos e utopias”.
Aula 3 | A imagem de moda como método de conhecimento para o processo criativo.
Aula 4 | As imagens como fetichismos visuais e fantasmagorias na atual sociedade do espetáculo.
Aula 5 | A história da fotografia de Moda.
Aula 6 | A estética do liso e a estética do estranhamento nas imagens de Moda; Quais as imagens de Moda do futuro?
Sobre o professor: Brunno Almeida Maia é doutorando em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), com pesquisa sobre moda e arquitetura. Mestre em Filosofia, Ciências Humanas e Teoria de Moda pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Foi curador da exposição “Ema e a moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos”, na Casa Museu Ema Klabin, e do ciclo de conferências “A atualidade de Marcel Proust (1871-1922)”, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP. É professor convidado em diversas instituições, como Universidade de São Paulo (USP), Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Instituto Europeo di Design (IED) e Centro Universitário Belas Artes.