A partir da concepção da teoria crítica, o curso tem como objetivo geral conceituar, expor e comentar as relações entre a emergência do fenômeno social e estético da moda e as noções e categorias de modernidade, pós-modernidade, a sociedade de consumo e a formação da individualidade, a moda como arte no contexto capitalista e a produção de imaginário coletivo por meio da circulação e difusão das imagens (editoriais, campanhas, fashion films, desfiles e vitrines).
Durante o começo do século 20, o modernismo nas artes não apenas rompeu com a antiga concepção do fazer artístico herdado da tradição clássica, como propôs a diluição da separação entre a arte e a vida. Pelas propostas de objetos de design e de moda, os movimentos de vanguardas aproximam a arte do cotidiano. O objetivo é expor e conceituar as concepções estético-políticas das propostas de designers modernistas em movimentos artísticos como o art nouveau, art déco, cubismo, o suprematismo russo, o futurismo italiano, o dadaísmo de Zurique, o surrealismo francês, o fauvismo e o neoplasticismo, para apontar seus possíveis diálogos, desdobramentos e diferenças nos modernismos do design de moda, a partir dos trabalhos de criadores como Paul Poiret, Jacques Doucet, Coco Chanel, Elsa Schiaparelli, Jean Patou, Jeanne Lanvin, Madeleine Vionnet, entre outros.
Aula 1 | A moda e os conceitos de modernidade, modernização, moderno e modernismo.
Aula 2 | O corpo, a realidade e a natureza nas pinturas representativas e abstratas.
Aula 3 | O problema das formas na moda, no design, na literatura e na pintura.
Aula 4 | O problema das formas na moda, no design, na poesia e na dança.
Aula 5| A arte na vida: as propostas de objetos de moda e designs nos movimentos de vanguardas.
Aula 6 | “Roupa de artista”: o design de moda como aproximação da arte no cotidiano.
Sobre o professor: Brunno Almeida Maia é doutorando em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), com pesquisa sobre moda e arquitetura. É mestre em Filosofia, Ciências Humanas e Teoria de Moda pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Foi curador da exposição “Ema e a moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos”, na Casa Museu Ema Klabin, e do ciclo de conferências “A atualidade de Marcel Proust (1871-1922)”, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP. É professor convidado em diversas instituições, como Universidade de São Paulo (USP), Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Instituto Europeo di Design (IED) e Centro Universitário Belas Artes.