Curso composto por 7 módulos (que podem ser cursados separadamente), abordando de maneira bastante detalhada a história, vida e a obra dos artistas Caravaggio, Velázquez, Michelangelo, Rubens, Leonardo, Rafael, Rembrandt e Bosch.
Módulo VI: Rembrandt e o mercado de arte do século 17
Aborda a história da pintura holandesa do século 17, conhecida como a Era de Ouro, o século 17, com relevo especial na trajetória de Rembrandt van Rijn (1606-1669) e no surgimento do mercado de arte, que ocasiona a depauperação do ofício do pintor. No mercado de arte holandês temos a figura do marchand, fundamental para mediar a nova relação entre os pintores e as comissões artísticas. Um dos resultados deste processo é a impessoalidade da pintura. Como consequência da dificuldade de atribuição de autoria sobre uma pintura, um mercado de obras de arte falsificadas inunda o mundo, e também resulta em atribuições equivocadas no século 20, como o famoso caso de Vermeer falsificado por Van Meegeren.
Aula 1 | Rembrandt e o mercado de arte.
Aula 2 | Vermeer e a era da falsificação.
Sobre o professor:
Claudinei Cássio de Rezende é professor de história da arte, realizou pós-doutorado em história moderna (PUC-SP/Capes, 2017-2018) sobre o estatuto social do pintor no barroco holandês. É doutor em ciências sociais (Unesp/Fapesp, 2011-2015) com tese sobre o filósofo da estética György Lukács. Também é mestre, bacharel e licenciado em ciências sociais, licenciado e especialista em História. Atualmente é professor de história da arte na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e é professor de Arte Clássica no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.