Entenda como funciona, para que serve e como utilizar a comunicação e os espaços digitais a favor da divulgação do seu trabalho. Por meio de técnicas de comunicação e marketing, os alunos serão orientados a identificar com clareza a mensagem que o artista ou projeto deseja transmitir e como montar um planejamento baseado nas estratégias de comunicação digital. Combinando conceitos teóricos e diferentes processos e boas práticas, o aluno vai saber como montar um planejamento básico de Comunicação para ajudar a atingir seus objetivos, sejam eles de divulgação, relacionamento, posicionamento e imagem, venda ou ampliação de alcance para redes sociais. Serão apresentadas dicas, ferramentas, processos e estudos de casos para gerar ideias, planos e estratégias.
Aula 1 | A construção de uma tela em branco: inspiração vem com técnica, estudo e dedicação
Conceitos de marketing. Como dar voz ao seu trabalho. Entender seu público como parte da estratégia. Definição de objetivos: como vê-los com clareza. Planejamento e estratégia. Roda de conversa sobre como o aluno pretende usar os conhecimentos do curso.
Aula 2 | Vocabulários, canais digitais e redes sociais: marketing digital, entender o algoritmo das redes sociais e como usá-lo a seu favor
Instagram, Facebook, Youtube, LinkedIn, Tik Tok, Twitter e plataformas de streaming: qual e quando usar.
Aula 3 | Um acervo (infinito e digital) de possibilidades para divulgação
Calendário editorial: como pensar a criação de conteúdo e como criá-la para atingir seus objetivos de comunicação. Análise de dados e acompanhamento dos resultados. Ferramentas úteis: para cada etapa, mais de uma opção de ferramenta para testar e conhecer.
Aula 4 | Uma curadoria de boas práticas para inspirar
Casos de sucesso em diversos segmentos de arte nas redes sociais. Conversa e análise de casos na arte. Artistas com rotinas em redes sociais para acompanhar. Tendências e dicas para facilitar a rotina de postagens.
Aula 5 | Como gerar boas ideias e insights para o que eu faço?
Rascunho de plano de comunicação: esboço de ideias, listas e sugestões. Apresentações e trocas. Networking: o que sabemos que pode ser trocado com os outros participantes do curso.
Sobre a professora: Ana Carla Soler é pesquisadora, curadora e comunicóloga. Graduada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero, pós-graduada em Direção e Gestão de Marketing pela Universidade de Barcelona e especialista em Marketing Digital. Atualmente, é graduanda em História da Arte e iniciante em pesquisa científica com interesse na presença das mulheres no sistema de ensino da arte, ambos pela UERJ. Atua como consultora de planejamento estratégico para institutos de arte e cultura. É cocriadora do projeto @elasestaoaquinaarte.