A escrita e a interpretação de texto são ferramentas necessárias em qualquer área do conhecimento. Saber se expressar pelo texto pode ser algo decisivo na hora de compartilhar ou apresentar uma ideia. O texto também pode ser utilizado como forma de expressão e arte para quem precisa aprender a transformar em palavras a sua percepção de mundo, aliviando a tensão do cotidiano. O curso aborda a interpretação de uma forma ampla, levando em consideração várias linguagens, usando recursos como vídeos, curtas-metragens, tirinhas, textos, atividades e experiências dos alunos para que possam ser transformados em debates e produção textual. Antes mesmo de escrever, é necessário aguçar a maneira como interpretamos o mundo à nossa volta.
Afinal, qual narrativa cada um traz consigo?
Todas as aulas terão exercícios baseados no conteúdo e serão voltadas para aqueles que têm vontade de começar a escrever além do que se pede na escola ou no cotidiano de seu trabalho, para adolescentes e adultos que queiram desenvolver a sua escrita e para educadores e pais que tenham interesse em auxiliar jovens a se expressar melhor pela escrita.
Aula 1 | A linguagem e a necessidade de contar histórias
Aula 2 | Elementos da narrativa e memória
Aula 3 | Memória, percepções e sentidos
Aula 4 | Construindo espaço e tempo
Aula 5 | Como transformar uma ideia em enredo
Aula 6 | Criando personagens
Aula 7 | Edição e planejamento de uma narrativa
Aula 8 | Leitura e análise de produções
Sobre o professor: Diego Andrade é jornalista formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atuou como repórter do jornal Diário do Pará e coordenou a redação online por dois anos. Atuou como repórter do Governo do Estado do Pará por quatro anos, quando conquistou o prêmio de 2ª Melhor Reportagem Web na 4ª edição do Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo. Foi assessor de imprensa em agências de comunicação no Pará e em São Paulo. Atualmente é consultor e produtor de conteúdo freelancer e já ministrou mais de dez cursos de escrita criativa no MIS de São Paulo.