O curso conduz o aluno a discussões pertinentes que promovem uma melhor uma compreensão do que foi a Idade Média e seus reflexos no mundo contemporâneo. Falar da Idade Média é falar de um período que envolve mais de mil anos e com culturas muito variadas, como aquelas que se encontram do norte da Suécia ao sul da Espanha. Uma realidade complexa atravessada por problemas e situações muito específicas, mas que revelam a características profundamente humanas e universais que ecoam até os nossos dias.
MÓDULO II: O TEMPO E O ESPAÇO NA IDADE MÉDIA
A importância da Catedral de Notre-Dame. A invenção da Universidade. O tempo e o espaço das pessoas pertencem ao Sagrado. O tempo torna-se dinheiro. A necessidade de regular o tempo. As relações entre o tempo linear e cronometrado e o Sagrado. A sacralização do espaço. Espaços mágicos, espaços santos e espaços de poder. Evolução dos conceitos de campo e cidade no pensamento medieval.
Aula 01 | Da invenção da catedral a Catedral de Notre-Dame
Aula 02 | A catedral de Notre- Dame e a invenção da cidade
Aula 03 | Pessoas sujeitas ao tempo de Deus
Aula 04 | Os espaços sagrados no pensamento medieval
Aula 05 | Pessoas enfrentando o tempo de Deus
Sobre o professor: José Luís Landeira tem pós-doutorado em Letras pela Universidade de Coimbra, em Portugal, na área de Literatura e Educação. É doutor em Educação – área de Linguagem e Educação – pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Letras pela mesma universidade. É professor universitário e coordenador de cursos de pós-graduação na área das artes. Sua pesquisa incide sobre as relações entre a Idade Média e a Contemporaneidade; a Linguagem Artística e a Transcendência.