O curso visa introduzir as regras clássicas de enquadramento e composição fotográfica. Os participantes conhecerão a “regra dos terços”, a influência do ponto de vista no efeito desejado, o rompimento de paradigmas fotográficos, entre outros conceitos, para uma linguagem bem trabalhada. Além disso, serão solicitados dois exercícios para que os alunos possam treinar os conceitos mostrados em aula. Também será ministrada a teoria e prática para desobedecer às regras clássicas, experimentando novas possibilidades de olhar. Os participantes entenderão que, para desconstruir uma imagem, primeiramente eles deverão conhecer a construção dela nos métodos clássicos.
Aula 1 | Antes do clique
Colocação do motivo no quadro.
Seleção de um ponto de vista.
Variação das tomadas.
Captação do momento.
Influência sobre uma composição.
Perspectiva.
Escolha do plano de fundo.
Aula 2 | Equilíbrio e proporção
Equilíbrio e proporção – formas equilibradas.
Equilíbrio e proporção – escala humana.
Equilíbrio e proporção – ponto de interesse em primeiro plano.
Regra dos terços.
Pontos de ouro.
Proporção áurea.
Aula 3 | Análise das imagens produzidas
O objetivo é analisar a maneira como os aspectos técnicos e estéticos foram aplicados pelos alunos, bem como apontar aspectos que possam ser aprimorados.
Aula 4 | Desobedecendo às regras
Desobedecendo às regras: conceito e aplicação.
Exemplo de fotógrafos que aplicam o conceito nas suas imagens.
Quadro dentro de quadros.
Aula 5 | Composição não convencional
Quadro fora de foco.
Quadros irregulares.
Uso de diagonais: estéticas e captação da ação.
Variação tonal: cenas de baixo e alto contraste.
Como atrair o olhar.
Jogo de esconde-esconde.
Sobre o abstrato.
Sobre o vazio.
Desfocado.
Aula 6 | Análise das imagens produzidas
O objetivo é analisar a maneira como os aspectos técnicos e estéticos foram aplicados pelos alunos, bem como apontar aspectos que possam ser aprimorados.
Sobre a professora: Melissa Szymanski é fotógrafa formada e pós-graduada pela Faculdade Santa Marcelina (FASM). Participou de diversos cursos em Milão, na Itália, nas áreas de fotografia de moda e still life. Trabalhou na Revista Italiana Moda Pelle, na execução de editorias e publicidade. Atuou como docente de fotografia na FASM, no Istituto Europeo di Design (IED), no Sesc e no Centro Universitário Belas Artes. Elaborou, durante sete anos, aulas de fotografia na Escola São Paulo, nas áreas de moda, noções básicas e no intermediário. Coordenou o “Workshop de Fotografia: Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral” pelas Oficinas Culturais do Estado de São Paulo.