O curso propõe um debate sobre conceitos, formatos e abordagens relativas à linguagem fotográfica e ao papel do diretor de fotografia na produção de um documentário, desde sua concepção até a finalização.
Aula 1 | Entendendo o Documentário
- O que é um documentário
- A ficção e a não ficção
- Expressão artística ou mera documentação?
- Contando uma história
Aula 2 | Abordagens
- Tipos de documentários
- Subjetividade X Objetividade
- Escolha do tema / enfoque
- Escolha da linguagem fotográfica / o olhar do fotógrafo
- Lidando com o imponderável
Aula 3 | Linguagem fotográfica
- Mostrar ao invés de falar
- O diretor de fotografia com coautor
- A câmara é um instrumento que ensina a gente a ver sem câmara
- Enquadramentos / o olho do espectador (escolha do que mostrar)
- O movimento de câmera
- A luz da cena (dramaticidade)
- Motivação do autor / Motivação do expectador
Aula 4 | O Set de Filmagem
- Montagem da equipe
- Escolha da câmera
- Escolha das lentes
- Escolha das fontes de luz
- Maquinaria
- Ajustes dos sets ups da câmera
Sobre o Professor
Mauro Martins é formado em Cinema na FAAP e pós-graduado em Fotografia e Arte no Senac. Como diretor de cena e fotografia fez programas de TV e documentários para a Globoplay, Multishow, GNT, TLC e HBO, Animal Planet, TV Brasil, HBO, TV Cultura, Netflix. Também atuou como operador de câmera nos filmes Bicho de Sete Cabeças, Querô, Chega de Saudade, Como Nossos Pais.