Você sabia que tudo o que você vê em uma cena tem direção de arte? Mas o que realmente faz um diretor de arte? Ele traduz as diretrizes estéticas apresentadas no roteiro ou briefing e torna concretas as propostas idealizadas pela direção na realização de um projeto audiovisual. Este curso, indicado para iniciantes, é possível aprender os principais conceitos e adquirir ferramentas valiosas para ingressar em uma equipe de arte.
Aula 1 | História da Direção de Arte no cinema
Diferença da Direção de Arte na publicidade e no audiovisual
Áreas de atuação
Estudo de caso Arte
Aula 2 | Equipe de Arte
O que faz um diretor de arte
Como é formada a equipe de arte
Quais profissionais fazem parte de uma equipe de arte
Aula 3 | Decupagem
Roteiro ou briefing
Como iniciar um projeto de arte partindo dessas duas situações
Aula 4 | Introdução à Semiótica na Direção de Arte
Princípios fundamentais da semiótica e como ela é aplicada na direção de arte
Interpretação de signos
Estudo de caso
Aula 5 | Cores, a alma do filme
Como as cores influenciam a narrativa de um filme
Luzes e texturas
A importância do trabalho em parceria com o diretor de fotografia
Introdução a psicologia das cores
Aula 6 | Painel semântico
Um bom diretor de arte está sempre munido de muitas referências visuais. Todo projeto de direção de arte tem um painel semântico, também conhecido como moodboard, ou prancha de referências. Nesta aula, serão apresentados alguns exemplos de painéis.
Aula 7 | Cenografia
A construção física da proposta visual: qual a diferença entre cenografia em estúdio e locação real
Produção de props/objetos
Apresentação de acervos
Estudo de cenas
Aula 8 | Atividade prática
Portfólio e mercado de trabalho
Sobre a professora:
Jaqueline Sonsimm é apaixonada por artes visuais desde sempre. É formada em Rádio e TV pela Anhembi Morumbi, Pós-graduada em Processos Criativos e Gestão da Indústria Cinematográfica pela FAAP, com especialização em Direção de Arte pelo Instituto de Cinema. Há quase 20 anos no mercado audiovisual, atuou em várias frentes de produção e, há seis anos ingressou na Direção de Arte. Neste período já assinou projetos para marcas como Ifood, Branco do Brasil, Coca-Cola, além de assinar os projetos cenográficos do Me Poupe! maior canal de finanças do mundo.