Voltado para interessados na psicologia da arte, música popular e para fãs de David Bowie, este curso avalia o processo de construção da obra tardia do artista a partir do conceito de “estilo tardio”, avaliando os aspectos sociais e psicológicos da confissão final de Bowie. Com base na Musicoterapia e Psicologia, o repertório dos álbuns “The Next Day” (2013) e “Blackstar” (2016) serão analisados, levando em conta tanto aspectos musicais (melodia, harmonia, arranjo, interpretação, instrumentação), como técnicos (captação, mixagem) e líricos (texto/letra), sempre no contexto do histórico de seu autor.
Um dos objetivos é apresentar, primeiramente, um referencial sobre o conceito de “composição confessional”, e em seguida uma análise psicológica do contexto cultural e pessoal do autor, levando os alunos a refletir sobre o processo de composição e confissão final de David Bowie.
Aula 1 | A criação artística na Psicologia e Composição Confessional. Arte em Freud e Jung. A arte como expressão lúdica da libido. Jung e o inconsciente coletivo da arte. Outros casos: Allen Guinsberg, Antonin Artaud, Daniel Johnsont, Serge Gainsbourg, John Lennon, Schumann. Princípios da composição musical como processo de cura.
Aula 2 | Composição Confessional: quem fala na arte? A perspectiva junguiana do “complexo autônomo” na composição artística. Confissão como recurso (Santo Agostinho, Jung, Artaud, Lennon). A arte confessional e a perspectiva da musicoterapia. Confissão pelo som e pelo texto da música.
Aula 3 | Aspectos Psicológicos na Obra de David Bowie. As múltiplas personalidades de Bowie. O zeitgeist e a fuga para o espaço. Middle-life em Bowie.
Aula 4 | Análise teórica e prática: The Next Day e Blackstar. O “estilo tardio” em Bowie. Análise faixa a faixa dos discos “The Next Day” (2013) e “Blackstar” (2016). Demonstração de aspectos de composição e arranjo.
Sobre o professor: Marcello Gabbay é Doutor e Mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ, com estágio sandwich na Université Paris-Descartes (Sorbonne V), onde estudou com o sociólogo Michel Maffesoli. Especialista em Musicoterapia Preventiva e Social (FMU) e em Psicologia Analista (IJEP). Professor universitário, pesquisador e autor dos livros “Comunicação Poética e Música Popular” (Ed. Appris, 2017) e “Música Estranha” (Ed. Paka-Tatu, 2022), além de diversos artigos publicados no Brasil, América Latina e Europa. Também atua como músico e compositor.