O curso apresentará procedimentos básicos para a salvaguarda de fotografias analógicas, visando desenvolver a capacidade de planejamento e execução de atividades de conservação preventiva em acervos fotográficos. A partir da análise da composição e estrutura dos suportes fotográficos, as aulas propõem o reconhecimento dos agentes internos e externos causadores dos processos de degradação de fotografias e as formas de deterioração específicas dos principais processos fotográficos, do século XIX aos dias de hoje. O curso também apresenta procedimentos de conservação de suportes fotográficos, como o diagnóstico, a higienização e a estabilização de documentos deteriorados.
Aula 1 | Teoria sobre degradação intrínseca: materiais constituintes e características de degradação
Aula 2 | Prática para identificação de processos fotográficos históricos e higienização simples
Aula 3 | Aula teórica sobre degradação extrínseca (luz, poluição, manuseio inadequado, temperatura e UR, ataque biológico)
Aula 4 | Aula prática: identificação de processos de degradação extrínseca, estabilização do suporte
Sobre a professora: Luciana Amaral é graduada em História pela FFLCH-USP, especialista em Organização de Arquivos pelo IEB-USP e mestre em Ciências da Informação pela ECA-USP. Em 2017, participou do Curso em Conservação e Restauro de Fotografias na empresa LUPA Ltda (Lisboa, Portugal). Desde 2012, é docente no Senac. É sócia-diretora da Imagem & Informação, empresa especializada em organização e difusão de arquivos administrativos, históricos e fotográficos.