Ter boas ideias é difícil. E escrever dá trabalho..., mas... e depois? O que fazer? O que separa uma ideia dentro da gaveta de uma ideia realizada?
Como transformar uma ideia em projeto? E como formatar um projeto? Quanto vale a pena se aprofundar em um tema para que ele se torne vendável? O que devemos preparar para apresentar um projeto para uma produtora ou player? Qual a bíblia de venda que é praticada atualmente? Quais caminhos podemos percorrer para que nossas ideias se tornem produtos, seja no streaming, na televisão ou no cinema?
O curso irá propor reflexões para todos esses questionamentos. A partir de um panorama do mercado atual, vamos pensar como podemos adequar nossos projetos para que ganhem o mundo.
AULA 1 | A indústria do audiovisual. A transformação dos streamings. As produtoras. O que desenvolver? Como embalar um material? Onepage, sinopse, bíblia de venda etc. Vale a pena escrever piloto? O que acontece com o projeto dentro do canal? Fases do desenvolvimento, greelinght. Análise de uma bíblia e de uma apresentação comercial. Qual a diferença de uma ideia para um projeto? Qual a expectativa dos players/streamings/ canais em receber materiais?
AULA 2 | O mercado independente. A importância do mercado audiovisual independente para formação. Caminhos dentro do independente para realização. As parcerias. As etapas de um filme, série etc. O independente como uma vitrine. A diversificação da produção de conteúdo. Internet. Teatro. Etc.
AULA 3 | Estudo de caso do filme “B.O. – Um filme de baixo orçamento sobre um filme de baixo orçamento”. Análise esmiuçada da produção de um longa-metragem independente. Um olhar, fase a fase, passo a passo, da ideia até o lançamento comercial.
AULA 4 | Intercâmbio – conversa aberta sobre projetos, ideias e estratégias.
SOBRE O PROFESSOR: DANIEL BELMONTE foi head de desenvolvimento e conteúdo na Formata Produções. Diretor e produtor de B.O. (Special Award Comedy Recognition no LABRFF e indicado ao prêmio ABRA 2020) e ÁLBUM EM FAMÍLIA (exibido na mostra competitiva de longas-metragens do Festival de Gramado). Autor e diretor de diversos espetáculos de teatro, como Peça Ruim e Edward Bond Para Tempos Conturbados.