Inspirado na atmosfera das primeiras sessões de cinema, o Cinematographo é o programa mensal do MIS que convida, a cada edição, artistas musicais para realizarem a sonorização ao vivo de um filme. Entre clássicos de todas as gerações, o programa é uma maneira de reconectar o público com o filme, relendo-o a partir de uma experiência sonora única e exclusiva.
Como parte da programação paralela da exposição “O Cinema de Billy Wilder”. O Cinematographo terá uma sessão especial com o filme “O pecado mora ao lado”, um dos principais filmes da extensa filmografia do cineasta, o longa é uma das parcerias entre Billy Wilder e Marilyn Monroe. A sessão especial ganha uma trilha sonora executada ao vivo pela banda O campo e a cidade.
Sobre o filme
“O pecado mora ao lado”
(dir. Billy Wilder, 1955, EUA, 105 min, Livre)
Richard Sherman, é um editor de livros que sente-se "solteiro" quando a mulher e o filho viajam em férias. Ele começa então a ficar cheio de ideias quando uma bela e sensual jovem, que é modelo e sonha ser atriz, torna-se a sua vizinha.
Sobre a banda
O grupo O Campo e a Cidade, formado pelo paraense Marcello Gabbay e o paulista Neto Rocha, que completou 10 anos em 2023, nasceu como dupla em shows intimistas nos moldes do que hoje se faz em eventos como o Sofar Sounds ou o Tiny Desk Concerts, dentro de um apartamento na Rua Frei Caneca, em São Paulo.
A poética urbana e o ritmo que viaja entre o rock latino e raízes brasileiras são a pegada de O Campo e a Cidade, que conta com três discos lançados. “Dia de São João” (2013) e “Passarinho” (2014) traziam o lado rock rural; “Tarot” (2017) era o metade acústico e metade elétrico. O último single, “Baixo Augusta” (2023) entra de cabeça na sonoridade urbana.
Após uma década como grupo, passando por festivais, premiações e uma turnê em Portugal, O Campo e a Cidade retoma suas atividades após a pandemia, com uma sonoridade mais urbana, com temáticas que vão da vida na cidade, sexualidade e imigração.
A primeira faixa de um próximo álbum conta com a luxuosa parceria da cantora Aíla, que canta o rap-rock “Baixo Augusta” e assina como coautora da música. O climão do novo disco carrega uma aura erótica, urbana e, por que não, romântica.
Trilhas sonoras
Os integrantes da banda vêm das artes cênicas, onde já assinaram trilhas sonoras originais em diversas linguagens. Neto Rocha, formado ator pela Casa de Artes de Laranjeiras (RJ), já compôs trilha original para espetáculos como “Eróticas”, de Suzana Nascimento, “Tá rindo de que?”, da Companhia Teatro Inato, e “O mesmo sol” de Julia Spadacinni, todos no Rio de Janeiro. Marcello Gabbay já compôs trilhas para espetáculos e instalações no Pará e no Rio de Janeiro, como “Devagarinho eu deixo”, de Wlad Lima, e o projeto “Ritos”, este premiado com o Fundo para Iniciativas Estudantis da Cité Internationale de Paris, em 2011; além do curta-metragem “Quase todas as mulheres do mundo”, de Jair Silva, no Rio, e a exposição “Arqueolgia do Mangue” de Osvaldo Gaia, também no Rio, e do documentário “Lampião, só se for na ponta do fuzil” (2023) de Marcelo Felipe Sampaio.
Juntos, Neto e Marcello compuseram músicas para o espetáculo “Rodriguianas”, dirigido por Amanda Acosta, em São Paulo, 2017. Recentemente, O Campo e a Cidade assinou duas trilhas originais para o projeto Cinematographo do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, com os filmes “A Montanha Sagrada” (Alejandro Jodorowsky, 1973), “8 e 1/2” (Federico Fellini, 1963), “O Gabinete do Doutor Caligari” (Robert Wiene, 1920), e “A Estrada da Vida” (Federico Fellini, 1954), todos com ingressos esgotados.
Integrantes
Marcello Gabbay: músico e pesquisador. É também professor universitário e autor de livros sobre música popular brasileira. Como baixista, já acompanhou artistas da cena independente regional no Brasil e no exterior. Como compositor, já assinou trilhas de teatro, curta-metragem, performance e instalação.
Neto Rocha: músico e ator. Já trabalhou em espetáculos de teatro no Rio de Janeiro, tendo se formado pela Casa de Artes de Laranjeiras, e depois na Escola Célia Helena de São Paulo. É autor de trilhas sonoras para teatro e musical.