Inspirado na atmosfera das primeiras sessões de cinema, o Cinematographo é o programa mensal do MIS que convida, a cada edição, artistas musicais para realizarem a sonorização ao vivo de um filme. Entre clássicos de todas as gerações, o programa é uma maneira de reconectar o público com o filme, relendo-o a partir de uma experiência sonora única e exclusiva.
Como parte da programação paralela à exposição “O cinema de Billy Wilder”, o Cinematographo terá uma sessão especial com o filme “A vida íntima de Sherlock Holmes”, um dos últimos filmes do cineasta, celebrado na exposição com uma galeria própria. Recorrendo a um dos seus personagens favoritos, Billy faz uma incursão num formato de produção diferente do que costumava fazer: em Londres, longe da habitual Hollywood, e sem estrelas consagradas em seu elenco. O resultado é um filme com sutil toque Wilder de qualidade, explorando de forma “fiel” o personagem mais famoso de Sir. Artur Conan Doyle. Cintia Gasparetti, acompanhada de uma formação com piano, percussões e um instrumento surpresa dão o toque da atmosfera detetivesca típica.
Sobre o filme
“A vida íntima de Sherlock Holmes”
(The Private Life of Sherlock Holmes, dir. Billy Wilder, 1970, EUA, 125min., 10 anos, digital)
Sherlock Holmes e seu fiel companheiro Dr. John Watson embarcam em uma investigação que começa de forma rotineira, mas rapidamente se transforma em um caso complexo e intrigante. Eles são abordados por uma mulher misteriosa que está em busca de seu marido desaparecido. À medida que Holmes se envolve mais com o caso, ele descobre uma conspiração que envolve o monstro do Lago Ness, anões trapezistas, e até mesmo o governo britânico.
Sobre os músicos
Cíntia Gasparetti, experiente pianista, Bacharela em Regência pelo Departamento de Música – CMU/ECA-USP, regente da Orquestra Acadêmica da UNESP, regente Titular da Orquestra Educacional, co-orientadora do Coro Experimental e Coordenadora do Projeto Soarte, se une a uma percussão criativa e multi-instrumental e um elemento musical surpresa para compor a edição, com nuances de mistério e surpresas.