O curso oferece uma imersão no fascinante mundo do cinema japonês, através do estudo de dez diretores emblemáticos. Os participantes terão a oportunidade de explorar e analisar o trabalho desses mestres do cinema, que trazem consigo um estilo único e uma visão singular, refletindo as diversas facetas da cultura e da sociedade japonesa. Ao longo do curso, serão estudados não apenas as técnicas cinematográficas empregadas por esses diretores, mas também as influências culturais, históricas e sociais que permeiam suas obras.
Composto por 8 encontros, divididos em 2 módulos, o curso vai analisar os trabalhos de quatro diretores identificados com o período clássico: Kenji Mizoguchi, Yasujiro Ozu, Mikio Naruse e Akira Kurosawa. Os outros seis são do período moderno: Nagisa Oshima, Shohei Imamura, Seijun Suzuki, Masahiro Shinoda, Yoshishige Yoshida e Hiroshi Teshigahara.
Aula 1 | Kenji Mizoguchi: um breve panorama das características que marcaram o nascimento e o desenvolvimento do cinema japonês.
Aula 2 | Yasujiro Ozu: cineasta essencial que, em muitos aspectos, é oposto a Mizoguchi.
Aula 3 | Mikio Naruse: conhecido por construir narrativas mais sombrias e dramáticas sobre a classe trabalhadora, destacando protagonistas mulheres.
Aula 4 | Akira Kurosawa: o mais famoso dos diretores japoneses.
Aula 5 | Nagisa Oshima: o principal nome da chamada nuberu bagu.
Aula 6 | Shohei Imamura: importante diretor do período moderno.
Aula 7 | Seijun Suzuki: um dos mais malucos diretores do mundo em todos os tempos, responsável pelas imagens mais alucinantes que podemos ver.
Aula 8 | Dividida entre Shinoda, Yoshida e Teshigahara, três nomes importantes do cinema moderno japonês.
Sobre o professor: Sergio Alpendre é crítico de cinema, professor, pesquisador, curador e jornalista. Escreve frequentemente na Folha de S.Paulo, onde tem mais de 400 textos sobre cinema publicados, e no site Leitura Fílmica. Doutor em Comunicação/Cinema pela Universidade Anhembi-Morumbi, com bolsa da CAPES (incluindo bolsa sanduíche para onze meses em Portugal). Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA – USP, com bolsa da CAPES. Editor do Papo de Alpendre, no canal próprio do YouTube. Editor do blog de cinema sergioalpendre.com. Já escreveu para importantes veículos de imprensa como UOL, Contracampo, Teorema, Cineclick, Foco, MOVIE, Taturana, Cinequanon, Revista E, Bravo, Aventuras na História e Filme Cultura. Fundou e editou a Revista Paisà (impressa) e a Revista Interlúdio (online).