O curso tem por objetivo mostrar a diferença entre sociopatia, psicopatia grave e psicopatia comunitária. A terceira, apesar de muito mais comum na realidade, é pouco apresentada pelo cinema. Muitos pensam que ser psicopata é ser assassino. Por meio de sete filmes, a psicopatia ou estrutura perversa será explicada detalhadamente: suas causas e suas características principais. O curso também abordará filmes sobre perversões sexuais.
Aula 1 | Lady Macbeth: nesta aula, será explicado o conceito de sociopatia por meio do filme Lady Macbeth (William Oldroyd/2016).
Aula 2 | Precisamos falar sobre o Kevin e Garota exemplar: nesta aula, será explicado o conceito de psicopatia grave por meio dos filmes Precisamos falar sobre o Kevin (Lynne Ramsay/2011) e Garota exemplar (David Fincher/2014).
Aula 3 | O cheiro do ralo e Ligações perigosas: nesta aula, serão explicados os conceitos de psicopatia comunitária e fetichismo por meio dos filmes O cheiro do ralo (Heitor Dhalia/2006) e Ligações perigosas (Stephen Frears/1988).
Aula 4 | Elle e Secretária: nesta aula, será explicada a diferença entre estrutura perversa e perversões sexuais por meio dos filmes Elle (Paul Verhoeven/2016) e Secretária (Steven Shainberg/2002).
Sobre a professora: Silvia Marques é psicanalista e professora, doutora em Comunicação e Semiótica, bacharel em Cinema, estabelece o diálogo entre o Cinema com diversas áreas do saber, principalmente a Psicanálise.