Como processo fotográfico histórico não dominante, a cianotipia se colocou no lugar de experimentação artística variada, indo desde Anna Atkins, que produziu o primeiro livro fotográfico da história, com cianotipias botânicas, a Diana H. Bloomfield e suas criações contemporâneas.
O curso apresentará a cianotipia e suas possibilidades, como também abrirá espaço para as possibilidades de viragens de tons, criando novas dimensões e camadas à cianotipia.
Aula 1 | História da cianotipia
Contextualização histórica do processo fotográfico, suas aplicações e possibilidades. Apresentação dos químicos e seus diferentes resultados.
Aula 2 | Preparação e testes
Preparação dos papéis para utilização em cianotipia. Tipos de suporte (papéis) e seus diferentes cuidados em relação ao processo. Apresentação dos diferentes tipos de matriz para produção de cianotipia. Testes de exposição conforme cada matriz.
Aula 3 | Prática e aperfeiçoamento
Produção das imagens em cianotipia (cópias). Aplicação dos químicos nos papéis, exposição e lavagens para finalização.
Aula 4 | Prática e aperfeiçoamento
Apresentação do processo de viragem (tonificação) por chá verde. Produção das imagens em cianotipia em tons acinzentados (cópias). Aplicação dos químicos nos papéis, exposição, rebaixamento, tonificação e lavagens para finalização das cópias.
Aula 5 | Prática e aperfeiçoamento
Apresentação do processo de viragem (tonificação) por ácido tânico. Produção das imagens em cianotipia em tons amarronzados (cópias). Aplicação dos químicos nos papéis, exposição, rebaixamento, tonificação e lavagens para finalização das cópias. Encerramento e apresentação dos resultados.
Aula 6 | Prática e aperfeiçoamento
Apresentação do processo de viragem (tonificação) por ácido tânico. Produção das imagens em cianotipia em tons amarronzados (cópias). Aplicação dos químicos nos papéis, exposição, rebaixamento, tonificação e lavagens para finalização das cópias. Encerramento e apresentação dos resultados.
Sobre o Professor
Renato Riani é fotógrafo, pesquisador de processos fotográficos históricos e restaurador de equipamentos fotográficos do século 19. É arte-educador de cinema e fotografia há 13 anos pelo programa Fábricas de Cultura do governo do estado de São Paulo. Compartilha práticas sobre processos históricos e fotografia analógica, com ênfase em grande formato. Desenvolveu laboratórios portáteis para divulgação e prática de técnicas e processos químicos fotográficos em locais sem estrutura, como escolas públicas e casas de cultura pela prefeitura de São Paulo.