O curso tem como objetivo apresentar os atores, processos e estratégias para levar os filmes ao público, seja em salas de cinemas, plataformas de digitais, tv fechada e aberta, e outros espaços que contemplem o que chamamos de “calda longa”. Neste curso, trataremos das várias e complexas etapas do processo de distribuição, que vão desde a negociação dos direitos de exibição, passando por estratégia de festivais, até a promoção e o lançamento das obras.
Aula 1
Introdução à indústria cinematográfica
Diferença entre produção, distribuição e exibição.
O papel do distribuidor no ciclo de vida do filme.
A negociação entre os Players (Distribuição x Exibição * Salas de Cinema)
Apresentação de especificidades.
Aula 2
Direitos territoriais e temporais.
Entendendo a janela de exibição (o que existe além do cinema?).
Distribuição internacional e mercados específicos (festivais, países).
Estratégia de Festivais: A importância (ou não) da presença em festivais e mostras de cinema.
Acordos de licenciamento e contratos de distribuição.
Caminhos para uma distribuição independente (sugestão de estudo de caso).
Aula 3
Distribuição independente (Contextualização histórica do mercado recente – Pré-digitalização das salas de cinema, players digitais, até hoje).
Players digitais: VOD (Video on Demand), FVO, SVO, Streming.
Ampliação do Estudo de caso da aula anterior: Os objetivos do filme.
Análise de exemplos de sucesso na distribuição independentes.
Aula 4
Estratégias de marketing para diferentes tipos de filmes (comerciais, autorais, independentes).
Análises de ferramentas de divulgação: trailers, cartazes, redes sociais e parcerias com influenciadores.
SOBRE O PROFESSOR: JAIR SILVA é formado em publicidade e estudou cinema na Escola Darcy Ribeiro e começou no mercado de distribuição na Imovision, como assistente de programação. Migrou para a Vitrine Filmes em que trabalhou filmes como FRANCIS HA, O SOM AO REDOR e HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO e, como gerente de programação na Vitrine, trabalhou com a Esfera Filmes, durante a parceria das duas distribuidoras. Em 2016, assumiu como gerente de programação de cinema na O2 PLAY, trabalhando em lançamentos como SÓCRATES e MEIO IRMÃO e, em 2020, assumiu como Gerente de lançamentos, coordenando a agência interna e estando à frente de toda a estratégia de lançamento, seja para o cinema e também lançamentos digitais, procurando entender o melhor caminho de comercialização do filme. Trabalhou nas estratégias comerciais dos filmes O FÓRUM, DENTRO DA MINHA PELE, VOLUME MORTO, CHORÃO - O MARGINAL ALADO e A NUVEM ROSA, sem deixar o cinema após a reabertura, trabalhando em lançamentos em parceria com a MUBI, com filmes como DRIVE MY CAR. Em 2024 abriu uma distribuidora, com foco no cinema nacional, a KAJA FILMES prioriza produções independentes, tanto em distribuição local como internacionalização dos filmes.