A combinação entre música e imagem vem desde os primórdios do cinema. Porém, quando os diretores voltam seus olhares – e seus ouvidos – para os gênios criativos por trás das músicas, a tela explode em som e fúria.
O curso abordará diretores como D.A. Pennebaker (“Ziggy Stardust and the Spiders from Mars”), Michael Wadleigh (“Woodstock – 3 dias de paz, amor e música”), Julien Temple (“O lixo e a fúria”), Martin Scorsese (“George Harrison: Living in the Material World”), Wim Wenders (“Buena Vista Social Club”), Jim Jarmusch (“Year of the Horse”, “Gimme Danger”), Todd Haynes (“The Velvet Underground”), entre outros.
Além disso, as aulas também abordarão uma seleção de documentários musicais brasileiros, incluindo “Os doces bárbaros” (1976), de Jom Tob Azulay; “Novos Baianos Futebol Club” (1973), de Solano Ribeiro; “Loki – Arnaldo Baptista” (2009), de Paulo Henrique Fontenelle; “Som, sol e surf – Saquarema” (2019), de Hélio Pitanga; “Uma noite em 67” (2010), de Ricardo Calil e Renato Terra; “Botinada – A origem do punk no Brasil” (2006), de Gastão Moreira; e “Cartola – Música para os olhos” (2007), de Lírio Ferreira e Hilton Lacerda.
Aula 1 | Os grandes festivais e o festival In Edit
As origens dos documentários musicais.
“Jazz on a Summer’s Day” (1959), de Bert Stern.
“Monterey Pop” (1968), de D.A. Pennebaker.
O surgimento do Festival In-Edit.
“O último concerto de rock” (1978), de Martin Scorsese.
“Woodstock – 3 dias de paz, amor e música” (1970), de Michael Wadleigh.
“Ziggy Stardust and the Spiders from Mars” (1979), de D.A. Pennebaker.
Aula 2 | Diretores Consagrados e suas paixões musicais e as grandes biografias
"Nick Cave: 20.000 dias na Terra” (2014), de Iain Forsyth e Jane Pollard.
“American Utopia” (2020), de Spike Lee.
“Cobain: Montage of Heck” (2015), de Brett Morgen.
“Gimme Danger”, (2016), de Jim Jarmusch.
“Michael Jackson's Journey from Motown to Off the Wall” (2016), de Spike Lee.
“Leonard Cohen: Bird on a Wire” (1974), de Tony Palmer.
“Matangi/Maya/M.I.A.” (2018), de Steve Loveridge.
“Stop Making Sense” (1984), de Jonathan Demme.
“The Velvet Underground” (2021), de Todd Haynes.
“Year of the Horse” (1997), de Jim Jarmusch.
“Ziggy Stardust and the Spiders from Mars” (1979), de D.A. Pennebaker.
Documentários de Martin Scorsese sobre The Rolling Stones & Bob Dylan.
Aula 3 | Os Documentários musicais investigativos e Os documentários Brasileiros
“Coming Back for More” (2011), de Willem Alkema.
“Cobain: Montage of Heck” (2015), de Brett Morgen.
“Loki – Arnaldo Baptista” (2009), de Paulo Henrique Fontenelle.
“O barato de Iacanga” (2019), de Thiago Mattar.
“Onde está você, João Gilberto?” (2018), de Georges Cachot.
“Som, sol e surf – Saquarema” (2019), de Hélio Pitanga.
“Tropicália” (2012), de Marcelo Machado.
“What Happened, Miss Simone?” (2015), de Liz Garbus.
Aula 4 | O Futuro Será Musical: Os Documentários Contemporâneos e o In Edit (ed. 2022)
A importância da preservação de imagens na produção contemporânea dos documentários musicais.
“The Beatles: Get Back” (2021), de Peter Jackson.
“Moonage Daydream” (2022), de Brett Morgen.
“Summer of Soul (...ou Quando A Revolução Não Pode Ser Televisionada)”, de Questlove.
“The Velvet Underground”, de Todd Haynes.
Sobre o professor: Duda Leite é cineasta, jornalista e curador. Formado em cinema pela FAAP, começou sua carreira no audiovisual na década de 1990, dirigindo curtas como “Serial Clubber Killer” (1994), vencedor da primeira edição do Festival MixBrasil. Em 2010, lançou seu primeiro longa-metragem, o documentário “Tikimentary – Em busca do paraíso perdido”, selecionado para a Mostra de Cinema de São Paulo e para o Festival In Edit. Como jornalista, colaborou com veículos como o UOL, Vogue, Playboy e Bravo! Atualmente, colabora com a Harper's Bazaar, a Folha de S. Paulo e mantém o podcast semanal Pop Op Drops. Como curador, Duda montou a exposição “Musicais no cinema” (2020), sobre a história do gênero cinematográfico, além da exposição “Spectacle - A história dos videoclipes” (2012) e “It's Rock” (2014), dedicada ao fotógrafo inglês Mick Rock, todas realizadas no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo. Duda também participa do comitê de seleção de festivais como a Mostra de Cinema de São Paulo, Kinoforum/Festival de Curtas de São Paulo, MixBrasil e o Festival Curta Cinema, no Rio de Janeiro.