A proposta do curso é fazer um mergulho nas complexas interações entre as novas tecnologias e aspectos selecionados do panorama das artes visuais contemporâneas, fazendo uma análise abrangente e detalhada das maneiras pelas quais as tecnologias emergentes têm impactado e moldado a produção artística, a recepção do público e até mesmo as próprias definições do que constitui arte visual nos dias de hoje.
Aula 1 | A invenção da imprensa e as artes visuais. A invenção da imprensa teve enorme importância para as artes visuais dos séculos XV e XVI em âmbito europeu. Neste encontro, falaremos da importância da gravura neste contexto e faremos um panorama de seu impacto na produção e circulação de modelos de desenho, pintura e arquitetura.
Aula 2 | Pintura e fotografia: uma relação íntima. Neste encontro, começaremos falando brevemente do desenvolvimento da técnica da fotografia. A seguir, elencaremos aspectos importantes das relações entre a fotografia e os desenvolvimentos da pintura francesa do período que se inicia com a invenção do daguerrótipo, em 1839.
Aula 3 | O Mito de Pigmalião: pintura e cinema. Para falar da complexa relação entre cinema e pintura, usaremos como recorte uma reflexão sobre a representação do mito de Pigmaleão na pintura do século XIX e nas obras dos primeiros cineastas como George Méliès e Alice Guy-Blachè.
Aula 4 | A eletrônica e as obras interativas. Neste encontro, traçaremos um percurso crítico que partirá das investigações de Myron Krueger sobre realidades aumentadas para chegar à produção do coletivo TeamLab e às imensamente populares mostras imersivas dos últimos anos.
Sobre a professora: Juliana Ferrari Guide é mestra em Estudos da Tradição Clássica, na linha de pesquisa em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e bolsa de pesquisa na Itália pelo programa Santander de Mobilidade Internacional. Atua como divulgadora do campo da História da Arte através de cursos livres em variadas instituições e centros culturais, como o Museu de Arte de São Paulo, o Museu de Arte Sacra de São Paulo, entre outros. Especializada em pintura italiana do século XVII e iconografia de heroínas da Antiguidade, seus estudos e interesses abarcam também artistas mulheres que atuaram na Itália no mencionado período e as intersecções entre a nascente Revolução Científica e o campo artístico italiano nos séculos XVI e XVII.