Curso projetado para quem deseja explorar o potencial das tecnologias de realidade virtual para criação de exposições de forma virtual. Ao longo de aulas interativas, os participantes aprenderão a utilizar a plataforma Frame VR para desenvolver espaços expositivos imersivos, incorporar obras de arte digitais e multimídia e promover interações para os visitantes virtuais.
Os alunos serão guiados desde o planejamento conceitual até a implementação técnica de uma exposição virtual, incluindo a customização do ambiente, a seleção e a otimização de conteúdo artístico e as estratégias para o engajamento do público. Serão abordadas, também, as melhores práticas para a curadoria digital, respeitando os direitos autorais e utilizando os recursos interativos para criar experiências imersivas. O curso não apenas fornecerá o conhecimento técnico necessário para a utilização do Frame VR, mas também promoverá uma reflexão sobre o futuro das exposições de arte em um mundo cada vez mais digitalizado.
Aula 1 | Introdução ao Frame VR e ao conceito de exposições virtuais
Visão geral do Frame VR: o que é e como funciona.
Panorama das exposições virtuais de arte: benefícios e desafios.
Criação de uma conta no Frame VR e visão geral das ferramentas básicas.
Discussão sobre os objetivos do curso e projetos dos alunos.
Aula 2 | Planejamento de uma exposição virtual
Definição do tema e objetivo da exposição.
Escolha do layout e design do espaço expositivo.
Inserção de trabalhos artísticos na exposição.
Aula 3 | Criação e customização do ambiente virtual
Customização do ambiente no Frame VR.
Adição de elementos interativos: informações, links externos, vídeos explicativos.
Design e estética do espaço virtual: como fazer seu espaço ser acolhedor e imersivo.
Aula 4 | Incorporação de obras de arte e conteúdo multimídia
Técnicas para digitalizar e otimizar imagens e vídeos de obras de arte para exposições online.
Melhores práticas para incorporação de conteúdo multimídia: imagens, vídeos, áudios.
Discussão sobre direitos autorais e como respeitá-los ao criar exposições virtuais.
Aula 5 | Interatividade e engajamento do público
Ferramentas de interatividade no Frame VR: chat, tours guiados, eventos ao vivo.
Estratégias para aumentar o engajamento do público e promover a interação.
Coleta e análise de feedback dos visitantes.
Aula 6 | Divulgação e lançamento da exposição virtual
Utilização de redes sociais e outras plataformas digitais para alcançar um público mais amplo.
Lançamento da exposição: preparativos finais, testes e ajustes.
Apresentação dos projetos finais dos alunos.
Sobre o professor: Flávio Carvalho é artista multimídia, curador de arte, designer e professor. É mestre em Comunicação e Linguagens – Estéticas e Tecnologias Audiovisuais pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Estudou especialização em Interdisciplinar de Artes e Ensino das Artes na Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Desde então, exibiu coletivamente em festivais como MADATAC, Subtle Technologies, Girona Film Festival, Homeostasis Lab, entre outros. De 2017 a 2020, foi o embaixador e curador das exposições “Subli_me” e “Laniakea” da The Wrong – New Digital Art Biennale, em Curitiba. Integrou, em 2018, a curadoria da Bienal Internacional de Arte de Curitiba, ganhando o Prêmio Jovens Curadores. Atualmente, é curador convidado da Bienal de Curitiba e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).