No segundo módulo do curso “Arte em cena” é um mergulho ainda mais aprofundado na construção visual dos filmes e séries a partir dos elementos que compõem a estética da história. Dividido em quatro aulas, segmentadas por ofícios do “por trás da câmera”, o curso tem como objetivo mostrar aos alunos como o fazer fílmico é um quebra-cabeças complexo e rico de referências oriundas das mais diversas fontes artísticas. Serão utilizados exemplos visuais – como trechos de filmes, cenas, frames e músicas – para aproximar os alunos de uma visão mais ampla e complexa do fazer fílmico. A parte teórica é fundamentada, em sua maioria, por teorias do cinema, da semiótica, da estética e da psicanálise. É muito importante ter feito a parte um para conseguir acompanhar a parte dois com mais clareza.
Aula 1 | Arte e fotografia
Como criar imagens que impactam? O casamento da direção de arte com a direção de fotografia é capaz de surtir efeitos dos mais diversos ao nosso olhar. A partir da história da arte, serão analisados frames e roteiros que trazem obras significativas para o enredo. Filmes analisados: “Barry Lyndon” (1975), “Era Uma Vez em Tóquio” (1953), “Retrato de uma Jovem em Chamas” (2019) e “A Pele que Habito” (2011)
Aula 2 | Arquitetura e design
Como ambientar uma história? A partir do olhar para arquitetura e design de interiores, é possível perceber como a ambientação de um filme ou série pode fazer total diferença no resultado final. Muitos, aliás, usam o set design como uma possibilidade de incrementar (ou conduzir) a narrativa para além do roteiro. Filmes e séries analisados: “O Brutalista” (2024), “Blade Runner 2049” (2017), “Metrópolis” (1927), “Mad Men” (2007-2015), “Dias Perfeitos” (2024) e a obra de Alfred Hitchcock.
Aula 3 | Som e música
Como causar sensações? Acostumados com os estímulos visuais, poucas vezes prestamos atenção na trilha sonora, que vai muito além de escolher músicas famosas. Trabalhar o som em um filme é também considerar os ruídos e usar a audição como marcação de pontos de virada para um personagem, por exemplo. Filmes analisados: “Zona de Interesse” (2024), “Cisne Negro” (2010), “O Som do Silêncio” (2019), “Amadeus” (1984).
Aula 4 | Figurino e maquiagem
Como vestir um personagem para as telas? Desvendando a relação entre moda, beleza e cinema, é possível perceber como criar (ou reforçar) tendências e até mesmo marcar épocas importantes da história usando “apenas” as roupas. Veremos como é importante e sinérgica a intersecção entre estilistas e figurinistas, assim como as grandes relações entre moda e atrizes para além das telas. Filmes analisados: “Pobres Criaturas” (2024) e “A Voz Suprema do Blues” (2020)
Sobre a professora: Paula Jacob é crítica, professora e pesquisadora de cinema e literatura. Formada em Jornalismo pela ESPM-SP, com especialização em Semiótica Psicanalítica, é mestranda em Comunicação e Semiótica, ambos pela PUC-SP. Co-host do podcast "Palavra & Imagem", ministra cursos sobre estética no cinema no MIS-SP desde 2022 e faz parte da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) desde 2024. Já trabalhou nas redações da Harper's Bazaar, Casa Vogue, Glamour, Claudia e Vogue, hoje é colaboradora dos mesmos veículos e também da Folha de S. Paulo.