Um filme é feito de muitas partes para além do roteiro, da direção e da atuação. Direção de arte, fotografia, figurino, maquiagem, montagem e trilha sonora também fazem parte da construção narrativa de uma história. O objetivo deste curso é mostrar o quanto o valor estético do cinema adiciona uma camada extra de interpretação aos filmes, sejam eles de drama, comédia ou terror.
Serão utilizados exemplos visuais – como trechos de filmes, cenas, frames e músicas – para aproximar os alunos de uma visão mais ampla e complexa do fazer fílmico. A parte teórica é fundamentada, em sua maioria, por teorias do cinema, da semiótica, da estética e da psicanálise. Moda, arte e outras expressões artísticas orbitam de acordo com cada tema.
Aula 1 | Introdução à narrativa visual 1.0
Um mergulho nos conceitos técnicos da indústria e como os filmes são feitos, além da concepção de construção visual dos filmes a partir da direção de arte. Alguns exemplos citados em aula: as séries “Succession”, “Marvelous Mrs. Maisel”, “True Detective” (temporada 1), “Minx”, “Atlanta”, “Ruptura”, “Alta Fidelidade” e “Shōgun”; e os filmes “Queen & Slim”, “Não Se Preocupe, Querida”, “Ex-Machina”, “Roma”, “Ataque dos Cães”, “Faça a Coisa Certa”, “Cisne Negro”, “O Livro dos Prazeres”, “Precisamos Falar Sobre o Kevin”, “Bela Vingança”, “Parasita”, “Auto da Compadecida”, “O Milagre”, “Birdman”, “Jojo Rabbit”, “Pantera Negra”, “Pobres Criaturas” e “Nosferatu”.
Aula 2 | Introdução à narrativa visual 2.0
Será dada continuidade aos conceitos estéticos apresentados na primeira aula, aprofundando nas questões de cinematografia, montagem e som. Exemplos citados em aula: os diretores Wong Kar-Wai, Alfred Hitchcock e Martin Scorsese; os filmes “Aftersun” (2022), Charlotte Wells; “1917” (2019), Sam Mendes; “Pi” (1998), Darren Aronofsky; “Coringa” (2019), Todd Phillips; e as séries “Fleabag” e “The Bear”.
Aula 3 | Movimentos do cinema
Contextualização do Cinema Fantástico, Expressionismo Alemão, Impressionismo, Surrealismo, Montagem Soviética, Neorrealismo Italiano, Nouvelle Vague e Cinema Novo. Evidenciando a importância deles para as novas possibilidades visuais de fazer filmes (e séries, videoclipes etc.) e como eles repercutem até hoje.
Aula 4 | Diretores autorais
Introdução ao conceito de Cinema de Autor, apresentando a obra de alguns dos cineastas mais importantes da história: de Alice Guy-Blaché a David Lynch. Num segundo momento da aula, iremos aprofundar na obra de seis diretores contemporâneos que já deixam marcas autorais em filmes e séries: Wes Anderson, Tim Burton, Nicolas Winding Refn, Sofia Coppola, Barry Jenkins e Denis Villeneuve.
Sobre a professora: Paula Jacob é crítica, professora e pesquisadora de cinema e literatura. Formada em Jornalismo pela ESPM-SP, com especialização em Semiótica Psicanalítica, é mestranda em Comunicação e Semiótica, ambos pela PUC-SP. Co-host do podcast "Palavra & Imagem", ministra cursos sobre estética no cinema no MIS-SP desde 2022 e faz parte da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) desde 2024. Já trabalhou nas redações da Harper's Bazaar, Casa Vogue, Glamour, Claudia e Vogue, hoje é colaboradora dos mesmos veículos e também da Folha de S. Paulo.