Esta segunda parte do curso Arte em cena é um mergulho ainda mais aprofundado na construção visual dos filmes e séries a partir dos elementos que compõem a estética da história. Dividido em quatro aulas, segmentadas por ofícios do "por trás da câmera", o curso tem como objetivo mostrar aos alunos como o fazer fílmico é um quebra-cabeças complexo e rico de referências oriundas das mais diversas fontes artísticas.
Serão utilizados exemplos visuais – como trechos de filmes, cenas, frames e músicas – para aproximar os alunos de uma visão mais ampla e complexa do fazer fílmico. A parte teórica é fundamentada, em sua maioria, por teorias do cinema, da semiótica, da estética e da psicanálise.
Aula 1 | Figurino e maquiagem
Como vestir um personagem para as telas? Desvendando a relação entre moda, beleza e cinema, é possível perceber como criar (ou reforçar) tendências e até mesmo marcar épocas importantes da história usando "apenas" as roupas. Veremos o trabalho de Catherine Martin (figurinista dos filmes de Baz Luhrmann), Jenny Beavan (figurinista de “Cruella” e “Mad Max”) e Edith Head (figurinista de filmes clássicos e vencedora de oito estatuetas do Oscar). Além disso, será abordado o encontro da moda com o cinema pelas parcerias de marcas e estilistas com diretores.
Filmes analisados: “Cruella” (2021) e “Moulin Rouge” (2001)
Aula 2 | Arquitetura e design
Como ambientar uma história? A partir do olhar para arquitetura e design de interiores, é possível perceber como a ambientação de um filme ou série pode fazer total diferença no resultado final. Muitos, aliás, usam o set design como uma possibilidade de incrementar (ou conduzir) a narrativa para além do roteiro. Alfred Hitchcock é um dos diretores que soube muito bem aproveitar esse recurso para criar as dinâmicas dos suspenses que dirigiu.
Filmes analisados: “Festim diabólico” (1948), “Pantera Negra” (2018) e “Não se preocupe, querida” (2022)
Aula 3 | Som e música
Como causar sensações? Acostumados com os estímulos visuais, poucas vezes prestamos atenção na trilha sonora, que vai muito além de escolher músicas famosas. Trabalhar o som em um filme é também considerar os ruídos e usar a audição como marcação de pontos de virada para um personagem, por exemplo.
Filmes analisados: “Cisne negro” (2010), “O som do silêncio” (2019), “Amadeus” (1984)
Aula 4 | Arte e fotografia
Como criar imagens que impactam? O casamento da direção de arte com a direção de fotografia é capaz de surtir efeitos dos mais diversos ao nosso olhar. A partir da história da arte, serão analisados frames e roteiros que trazem obras significativas para o enredo.
Filmes analisados: “Retrato de uma jovem em chamas” (2019) e “A pele que habito” (2011)
Sobre a professora: Paula Jacob é jornalista especializada em cinema e literatura, editora-chefe da revista Claudia e escritora. Pós-graduanda em Semiótica Psicanalítica – Clínica da Cultura (PUC-SP) e bacharel em Jornalismo (ESPM-SP), ministra cursos e palestras sobre estética no cinema, literatura contemporânea e escrita desde 2019. Trabalhou nas redações da Harper's Bazaar, Casa Vogue – onde também assinava a coluna A Arte do Cinema – e Glamour. A intersecção das artes é o que permeia sua atuação jornalística e acadêmica.