Um filme é feito de muitas partes para além do roteiro, da direção e da atuação. Direção de arte, fotografia, figurino, maquiagem, montagem e trilha sonora também fazem parte da construção narrativa de uma história. O objetivo deste curso é mostrar o quanto o valor estético do cinema adiciona uma camada extra de interpretação aos filmes, sejam eles de drama, comédia ou terror.
Serão utilizados exemplos visuais – como trechos de filmes, cenas, frames e músicas – para aproximar os alunos de uma visão mais ampla e complexa do fazer fílmico. A parte teórica é fundamentada, em sua maioria, por teorias do cinema, da semiótica, da estética e da psicanálise. Moda, arte e outras expressões artísticas orbitam de acordo com cada tema.
Aula 1 | Introdução à narrativa visual 1.0
Um mergulho nos conceitos técnicos de cinema que formam as equipes de arte, incluindo figurino e maquiagem de filmes e séries. Alguns exemplos citados em aula: "Paris, Texas" (1984), Wim Wenders; "Barry Lyndon" (1975), Stanley Kubrick; "O piano" (1993), Jane Campion; "Auto da compadecida" (2000), Guel Arraes; "Precisamos falar sobre o Kevin" (2011), Lynne Ramsay; "Jane B." (1988), Agnès Varda.
Aula 2 | Introdução à narrativa visual 2.0
Será dada continuidade aos conceitos estéticos apresentados na primeira aula, aprofundando nas questões de cinematografia, montagem e som. Exemplos citados em aula: os diretores Wong Kar-Wai, Alfred Hitchcock e Martin Scorsese; os filmes "Aftersun" (2022), Charlotte Wells; "1917" (2019), Sam Mendes; "Pi" (1998), Darren Aronofsky; "Coringa" (2019), Todd Phillips; e as séries "Fleabag" e "The Bear".
Aula 3 | Movimentos do cinema
Contextualização dos movimentos nouvelle vague, cinema novo, expressionismo alemão e surrealismo, e a importância deles para as novas possibilidades visuais de fazer filmes (e séries, videoclipes etc.).
Aula 4 | Diretores autorais
Apresentação, interpretação e discussão do conjunto da obra de cineastas e diretores de fotografia com trabalhos estéticos autorais em diferentes gêneros. Alguns exemplos citados em aula: Tim Burton (“Vincent”, curta-metragem, 1982), “Edward mãos de tesoura” (1991); Melina Matsoukas (“Queen & Slim”, de 2019, “Insecure”, série disponível na HBO Max, clipe “Formation”, Beyoncé); Nicolas Winding Refn (“Drive”, de 2012, “Demônio de neon”, de 2016, “Too Old To Die Young”, série disponível na Amazon Prime); Sofia Coppola (“Encontros e desencontros , de 2004, “Virgens suicidas”, de 2000, “On the Rocks”, 2020, “Maria Antonieta”, 2007); Barry Jenkins (“Moonlight”, 2016, “Se a rua Beale falasse”, 2019; Denis Villeneuve (“Duna”, de 2021, “Blade Runner: 2049”, de 2017, “A chegada”, de 2016, “O homem duplicado”, 2014).
Sobre a professora: Paula Jacob é jornalista especializada em cinema e literatura, editora-chefe da revista Claudia e escritora. Pós-graduanda em Semiótica Psicanalítica – Clínica da Cultura (PUC-SP) e bacharel em Jornalismo (ESPM-SP), ministra cursos e palestras sobre estética no cinema, literatura contemporânea e escrita desde 2019. Trabalhou nas redações da Harper's Bazaar, Casa Vogue – onde também assinava a coluna A Arte do Cinema – e Glamour. A intersecção das artes é o que permeia sua atuação jornalística e acadêmica