A criatividade é uma das forças que mais movimenta a arte e a curiosidade humana. Muitos dos seus traços podem ser percebidos em grandes indústrias, como o cinema e as animações. Pensando nisso, o curso traz o debate sobre três obras da Pixar que utilizam o conceito de narrativa mítica para provocar no público questões essenciais da humanidade. O curso abordará os longas animados: Wall-E (2008), Divertidamente (2015) e Soul (2020), que se conectam ao abordar as relações e emoções humanas, visando ampliar a identificação do público com as questões e temas propostos em seus filmes.
Mergulharemos nos conceitos da “Jornada do Herói”, de Joseph Campbell; dos arquétipos de Carl Jung e das regras da Pixar para contar histórias. Além disso, faremos atividades práticas de escrita com as próprias histórias dos alunos, criando narrativas em sala de aula.
Aula 1 | A arte de narrar, interpretação e a jornada do herói.
Aula 2 | A construção da narrativa mítica e o jeito de contar histórias da Pixar.
Aula 3 | Histórias do cotidiano, ficção e realidade. Atividade prática.
Aula 4 | Wall-E (2008): A Arca da Humanidade
Aula 5 | Divertidamente (2015): a emoção que se conecta com o outro
Aula 6 | Soul (2020): Qual é o propósito e a missão da vida humana?
Sobre o professor: Diego Andrade é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atuou como repórter do jornal Diário do Pará por quatro anos e coordenou a redação online do mesmo veículo por dois anos. Atuou como repórter do Governo do Estado do Pará por quatro anos, época em que conquistou o prêmio de 2ª Melhor Reportagem Web na 4ª edição do Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo. Trabalha na capital paulista onde atua como professor, assessor de comunicação, consultor e produtor de conteúdo freelancer. Já ministrou mais de 20 cursos de escrita criativa no MIS de São Paulo.